Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Milhares a caminhar contra o cancro em sete cidades da Região Centro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 30-09-2013
Em Portugal são detetados anualmente cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença. Desde há quatro anos que são milhares de participantes que em várias localidades da Região Centro caminham com vista a sensibilizar as suas comunidades para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama e para angariar fundos para a apoio ao doente oncológico e seus familiares prestado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
No próximo dia 5 de outubro, mulheres e homens, jovens e adultos, doentes oncológicos com os seus familiares e amigos, toda a comunidade é convidada a participar num evento que no título indica o objetivo: com “pequenos passos”, conseguir “grandes gestos”.
O Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, organiza esta 4ª edição das Caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” que em Aveiro, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu reunirá, a partir das 14 horas do dia 5 de Outubro, milhares de pessoas para uma simbólica caminhada contra o cancro da mama. A inscrição, que dá direito a um kit, tem um custo de cinco euros que reverte na totalidade para o apoio à mulher com cancro da mama através do Núcleo Regional do Centro da LPCC.
O projeto é dinamizado nestas várias cidades por voluntárias do Movimento Vencer e Viver, mulheres que já foram confrontadas com um diagnóstico de cancro da mama e que, num ambiente de entreajuda, disponibilizam apoio emocional às mulheres com cancro da mama e respetivos familiares. Uma intervenção ativa na comunidade, através de ações de sensibilização para a importância da deteção precoce e prevenção do cancro da mama, é outro dos grandes objetivos deste movimento e no qual se integra o  “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos, o desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida destas mulheres e ainda o encaminhamento e divulgação sobre as formas de obtenção apoio psicológico e social especializado (profissional), são outras finalidades deste Movimento.
Tal como nas edições anteriores, estas caminhadas contam com a colaboração das câmaras municipais de cada um das cidades envolvidas e com a participação de entidades locais cujo contributo passa quer pelo apoio à organização e divulgação, quer pela animação e entretenimento no dia das caminhadas.
A participação em  “Pequenos Passos, Grandes Gestos”  está aberta a todos os interessados e faz-se através de inscrição em www.ligacontracancro.pt até às 23h00 do dia 3 de outubro; nas Extensões doMovimento Vencer e Viver em cada uma das cidades envolvidas; através de contacto telefónico; em postos específicos em cada uma das localidades; e no próprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com