Primeira Página

Milagre: Nossa Senhora da Conceição foi a guardiã e protegeu a aldeia de Foz d’Égua

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 29 minutos atrás em 21-08-2025

Imagem: Pedro Mateus/ Facebook

A aldeia de Foz de Égua, no concelho de Arganil, foi completamente devastada por um incêndio que começou na madrugada de 13 de agosto, no Piodão, e que se propagou de forma rápida e incontrolável, destruindo casas, barracões e transformando a paisagem antes verdejante em cinzas e chamas.

“Este incêndio começou a lavrar sem dó nem piedade e leva toda esta paisagem”, relatou um morador. Muitos populares chegaram a falar em milagres, atribuindo a sobrevivência de algumas casas a Santo António ou Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem se encontra numa das colinas devastadas.

Carlos Pereira, morador, descreveu os momentos de terror: “Foram intensos e de arrepio. O fumo, o calor… foi como um inferno”, acrescentando que a aldeia estava praticamente cercada: “Em minutos, a Foz d’Égua ficou completamente cercada pelas chamas.”

PUBLICIDADE

Apesar do pânico e da destruição, algumas casas resistiram. Carlos chamou o que aconteceu de milagre: “A maneira como o fogo parou, as casas que ficaram intactas… para mim foi um milagre. Apenas ardeu aquela casa e alguns barracões, o resto ficou salvo.”

A aldeia, conhecida pelo turismo e pelas suas paisagens pitorescas, viu-se drasticamente afetada. O café local, antes sempre movimentado, permanece parcialmente fechado e há muito menos visitantes. “Estávamos num paraíso, mas agora vemos menos gente. É a esperança que nos mantém”, disse Carlos.

Mesmo com o susto e a destruição, a fé da população permanece. Uma vela foi acesa em agradecimento a Santo António: “Tenho muito para agradecer a Santo António. Para mim, foi por um milagre que Foz de Égua se salvou”, concluiu o morador.

A aldeia agora enfrenta o desafio de se reerguer, enquanto os moradores tentam retomar a vida e a paisagem natural começa lentamente a regenerar-se.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE