Coimbra

Mil ovelhas sobem à serra acompanhadas por pastores e turistas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-06-2015

É já no próximo sábado (dia 27 de junho) que os rebanhos, aproximadamente mil “cabeças de gado”, acompanhados por pastores e turistas, sobem à serra da Estrela, naquela que é a 3ª edição da Festa da Transumância e dos Pastores.

PUBLICIDADE

unnamed (1)

A iniciativa é organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em parceria com o Município de Seia e em articulação com os pastores que todos os anos sobem à montanha em busca de melhores pastos, uma tradição secular que no concelho de Seia ainda se mantém.

PUBLICIDADE

Depois da tradicional romaria da bênção dos rebanhos, que ocorreu no domingo passado (dia 21), os rebanhos estão agora preparados, para subir à serra e ali passarem os meses de Verão.

Viver esta experiência única e descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a transumância, é a proposta para este dia. Os rebanhos partem do largo da câmara, às 07:30h, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge, na aldeia da Póvoa Nova, e um almoço com os pastores na Sra. do Espinheiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Em paralelo, a organização acoplou a Festa da Transumância ao Festival Músicas do Bosque, na tentativa de criar uma oferta turística mais alargada e diferenciada e, assim, conseguir dar razões aos turistas para permanecerem no território mais do que uma noite.

Apresentar em pleno anfiteatro natural projetos musicais alternativos e inovadores é a proposta para esta primeira edição do Festival Músicas do Bosque. No festival vão estar presentes nomes como Pensão Flor, Mancines (um dia antes atuam no emblemático Teatro da Trindade – em Lisboa), Yanan Dans, Tranglomango e Dorahoag.

De realçar que quer a Festa da Transumância, quer o Festival Músicas do Bosque estão alicerçadas na identidade e cultura local, ao que se junta a inovação e criatividade. São estes os valores pelos quais se pauta o quadro de desenvolvimento da ADIRAM.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE