Coimbra

Microrganismos e economia circular em debate no Exploratório com Paula Morais

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-07-2021

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra retoma o ciclo “Pontos nos iii – Science Beer Talks 2021″, depois do interregno provocado pela pandemia. Esta quarta-feira, 7 de julho, às 18h30, a investigadora da Universidade de Coimbra Paula Morais põe os pontos nos iii sobre o tema microrganismos e economia circular. A entrada é livre, mas sujeita às medidas de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 7 de julho, entre as 18h30 e as 19h30, é dia de voltar a pôr os Pontos nos iii, no retomar do programa de conversas com investigadores, ao fim da tarde. A sessão de reabertura do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório, agora no espaço exterior, com a investigadora Paula Morais.

A propósito do tema, é a própria investigadora quem afirma: “Os microrganismos são essenciais para o funcionamento de uma economia circular onde os recursos naturais, incluindo resíduos biológicos, são convertidos por microrganismos em produtos de valor e uso para a sociedade. São exemplos diversos biogás, bioetanol, bioplásticos, produtos químicos básicos e composto para solos. Na minha perspetiva, os microrganismos também devem ser vistos como parte do kit de ferramentas no lado técnico da economia circular, onde microrganismos ou enzimas microbianas podem degradar plásticos e outros e podem converter esses monómeros em produtos de valor acrescentado, ou, como o meu grupo de investigação pretende, retirar metais críticos que são deixados nos resíduos pelos processos atuais de tratamento de minério, colocando os metais no mercado e convertendo os resíduos limpos em novas matérias-primas secundárias, por exemplo, na área da construção”.

PUBLICIDADE

Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC) e investigadora do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da UC, Paula Morais é especialista em microbiologia de ambientes contaminados (metais), mecanismos genéticos de resistência a metais em bactérias. Lidera o grupo de Microbiologia Ambiental e representa a UC no Grupo Operacional European Innovation Partnership, Grupo Operacional GROW EIP RAW MATERIALS (2017/2020). É coordenadora da Coleção de Culturas Bacterianas da UCCCB. Publicou 103 artigos e tem participação em mais de 37 projetos de investigação. É coordenadora do projeto transnacional ERAMIN REVIVING, coordenadora UC do projeto europeu BIORECOVER, participa num projeto COVID-FCT e em dois projetos ANI.
 
“Pontos nos iii – Science Beer Talks” é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público, agora retomado depois dos meses de interregno provocado pela pandemia. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE