Coimbra

Metrobus é “impecável” e “recomenda-se”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 meses atrás em 29-08-2025

A primeira viagem oficial do Metrobus de Coimbra, que liga o Vale das Flores ao Largo da Portagem, está a decorrer com grande afluência de passageiros, muitos de pé, e tem gerado entusiasmo entre quem vê no novo sistema de transporte uma solução prática e confortável.

Entre os passageiros, Helena Rafaela, natural de Miranda do Corvo, mostrou-se ansiosa pela expansão do serviço até à sua terra. “É uma mais-valia para nós”, afirmou. A mirandense sdixa o carro num parque de estacionamento próximo e usa o Metrobus para se deslocar a Coimbra: “Vou fazer umas comprinhas e depois venho pegar outra vez o carro e vou para Miranda. É muito mais cómodo e fácil, porque não há estacionamentos ali perto da Baixa.”

Helena destacou ainda a importância futura do Metrobus para a ligação ao hospital e para pessoas com mobilidade reduzida: “Venha ele, a linha completa, a levar-nos ao hospital, que é um descalabro. Pessoas com mais idade, como os meus pais, têm muita dificuldade em deslocar-se. Neste momento, o metro é uma solução, é a melhor.”

PUBLICIDADE

Questionada sobre a situação dos mirandenses, que ficaram sem comboio, Helena referiu: “Não faço viagens todos os dias, mas tenho a minha irmã que se desloca diariamente para trabalhar. Neste momento está difícil. Portanto, o metro vai ser a solução mais eficaz para eles poderem vir trabalhar.”

O percurso urbano do Metrobus, atualmente gratuito enquanto não liga até Serpins, conta com oito paragens entre a Portagem e o Vale das Flores, oferecendo aos passageiros uma alternativa rápida e prática para se deslocarem na cidade.

Também entre os primeiros a testar o serviço estiveram Diana Gomes e Isilda Inês, que destacaram a rapidez e o conforto do percurso de 14 minutos. “Foi a curiosidade que me trouxe, realmente para ver se era rápido, confortável e Coimbra estava a precisar. É de louvar”, afirmou Diana Gomes, acrescentando ainda que pretende usar regularmente o Metrobus, já que possui um apartamento no Vale das Flores: “Impecável. Recomendo, sem dúvida. Para mim traz um grande benefício em termos de transportes, porque antes havia falhas nos horários e espero que este serviço colmate esses constrangimentos.”

Isilda Inês, por sua vez, também ficou impressionada com a organização e qualidade do serviço: “Iniciei a viagem por mera curiosidade e para esclarecer algumas dúvidas em relação à mobilidade, conforto e qualidade. Para já, estou impressionada porque está muito organizado, apesar de não ter reservas de bilhetes, e começou a fazer um acolhimento que achei significativo.”

Durante esta fase inicial, as viagens são gratuitas, com saídas a cada 15 minutos entre o Vale das Flores e o Largo da Portagem. O serviço promete oferecer uma alternativa prática e confortável para os residentes da cidade e daqueles que aguardam a expansão futura do Metrobus até outras localidades.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE