Coimbra

Metrobus condiciona circulação para “ficar à porta” dos Coldplay em Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-04-2023

No âmbito da empreitada do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) – “Troço Portagem – Alto de São João”, tem início esta semana mais uma fase dos trabalhos na rua D. João III, com duração prevista de 8 meses, anunciou a Metro Mondego (MM).

PUBLICIDADE

A MM adianta que “a obra vai implicar o corte da circulação rodoviária e condicionamentos à circulação pedonal, a partir das 19h00 do dia 20 de abril (quinta-feira).  Em simultâneo, entrará em funcionamento o parque de estacionamento de curta duração, designado por “kiss & ride”, sendo igualmente reservados 6 lugares de estacionamento de curta duração na Rua General Humberto Delgado”.

A intervenção “coincide” com  os quatro concertos dos Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra, onde a banda britânica vai atuar nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio de 2023.

PUBLICIDADE

A Metro Mondego  dá nota que “este plano de condicionamentos foi articulado com a Câmara Municipal de Coimbra e contempla adaptações provisórias tendo em conta a realização dos concertos dos Coldplay agendados para maio”

A empresa recorda que o projeto do SMM prevê que o troço da Rua D. João III, ladeado pelo Estádio Cidade de Coimbra e pelos estabelecimentos de ensino aí localizados, seja dedicado, em exclusivo, à circulação pedonal e à passagem dos veículos do SMM. Neste sentido, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) acordou com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com os estabelecimentos de ensino, a criação de um pequeno parque “kiss & ride”, para garantir a tomada e largada, em segurança, das crianças que frequentam estes espaços de ensino. De forma a dissuadir o seu uso abusivo como parque de estacionamento, está previsto que o acesso a este espaço seja controlado.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A MM destaca que a intervenção agora implementada é uma evolução relevante relativamente à inicialmente inscrita no projeto do Metrobus do SMM. Deste modo, e na sequência da articulação entre a CMC, a IP e a Metro-Mondego, a atual solução ocupa uma parcela consideravelmente menor do espaço público, com um esquema de circulação funcional que, não só preservou as árvores existentes como, adicionalmente, criou condições para a plantação de 16 espécimes adicionais. Foram também utilizadas grelhas de enrelvamento e calçada em cubos de granito, nomeadamente para não impermeabilizar a zona afetada.

Esta intervenção na Rua D. João III abrange a vertente sul até à entrada lateral do Alma Shopping, integrando a construção do muro de contenção de plataforma em betão armado, reposição de serviços afetados, rede pluvial, rede residual, pavimentação e integração urbana.

A circulação pedonal será condicionada e realizar-se-á junto ao estádio, mantendo-se todos os acessos aos estabelecimentos comerciais da rua, incluindo ao Alma Shopping.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE