Primeira Página

Metrobus: Circulação interropida entre as estações da Lousã- Estação e Serpins

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 24-01-2026

A circulação do Metrobus entre a Lousã – Estação e Serpins encontra-se temporariamente suspensa, por imperativo de segurança, informou a Metro Mondego em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

A suspensão abrange um troço de cerca de seis quilómetros e afeta três estações do canal: Casal de Espírito Santo, Casal de Santo António e Serpins. Segundo a empresa, trata-se de uma medida de carácter preventivo, destinada a salvaguardar a segurança de passageiros, trabalhadores e utilizadores do sistema.

A decisão foi tomada após se ter observado, com especial incidência entre o dia de ontem e a manhã de hoje, o deslizamento de um talude situado entre as estações de Casal de Espírito Santo e Serpins.

Apesar de o deslizamento não ter atingido o pavimento do canal, as condições de segurança necessárias à operação não estão garantidas, na sequência do elevado regime de precipitação e da saturação hídrica dos solos provocados pelas condições meteorológicas adversas.

Após auscultação do corpo técnico da empresa e das entidades envolvidas no projeto, a Metro Mondego determinou a suspensão imediata da operação neste troço, estando já a desenvolver os esforços necessários para a intervenção no talude, com o objetivo de repor a normalidade o mais rapidamente possível.

Durante o período de suspensão, as ligações entre a Lousã – Estação e Serpins, em ambos os sentidos, serão asseguradas por um serviço de transporte alternativo, garantido pela Metro Mondego, mantendo-se as mesmas frequências de viagens.

A Metro Mondego lamenta os incómodos causados e sublinha que a segurança é a sua principal prioridade, assegurando que o serviço será normalizado assim que estejam reunidas as condições adequadas de circulação.