Região

Metro Mondego planta três árvores por cada uma retirada para obras do Metrobus

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 15-03-2022

A Metro Mondego comprometeu-se hoje a plantar três árvores por cada uma retirada no âmbito das empreitadas da infraestrutura do Metrobus, um investimento de 150 mil euros ao longo do triénio 2022-2024.

PUBLICIDADE

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Metro Mondego disse que “a entrada em serviço do sistema Metrobus irá gerar um enorme contributo para reduzir a pegada ambiental da mobilidade regional”.

“A título de exemplo, poder-se-á referir que se prevê que com a operacionalização plena do Metrobus a emissão de Gases com Efeito de Estufa pelo sistema de transporte da região será reduzida em 18.907 toneladas de CO2eq por ano”.

PUBLICIDADE

A Metro Mondego lembrou que a construção da infraestrutura “torna inevitável a substituição de algumas árvores que se situam no corredor intervencionado e que não é possível manter no local onde se encontram”.

“Neste contexto, por forma a melhorar o desempenho ambiental do Metrobus, a Metro Mondego, em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra [CMC] e com a IP, elaborou um plano que pretende reforçar a estrutura arbórea da cidade de Coimbra, plantando uma quantidade adicional expressiva de árvores na zona envolvente ao canal do Metrobus”.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a Metro Mondego, o plano pretende melhorar a integração do canal do Metrobus na paisagem urbana, preservar a biodiversidade, reforçar a estrutura ecológica urbana e fomentar laços de afinidade entre as populações, o sistema Metrobus e os novos espaços.

A primeira intervenção está prevista para o último trimestre de 2022, com a plantação de 81 árvores na zona da Solum.

Para além desta iniciativa no concelho de Coimbra, a Metro Mondego irá realizar ações semelhantes nos municípios de Miranda do Corvo e Lousã.

Ainda de acordo com a Metro Mondego, “todo o processo é realizado em estreita colaboração com a CMC, importando destacar que competirá ao município a identificação dos locais e validação do projeto de execução, bem como a receção das intervenções”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE