Os utentes e funcionários do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foram sensibilizados, esta quinta-feira, para as alterações que as obras do Metrobus vão provocar nos acessos ao hospital.
Os trabalhos vão começar já na próxima segunda-feira (19 de dezembro), altura de férias escolares, e devem prolongar-se, segundo a Metro Mondego, até maio de 2023.
Como se trata de uma zona de grande afluência, onde são habituais longas filas no trânsito, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e a empresa Metro Mondego promoveram, esta quinta-feira, uma ação de informação no átrio do hospital, onde explicaram aos utentes e também aos funcionários as alterações que vão entrar em vigor, bem como as alternativas que têm em termos de transportes públicos.
PUBLICIDADE
Vários profissionais aproveitaram a presença dos funcionários destas entidades para questionar sobre quais as linhas que melhor se adequam, tendo em conta os seus horários e moradas.
As obras do Metrobus a realizar na zona do CHUC integram-se na construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico, a cargo da Infraestruturas de Portugal. Vão condicionar o acesso ao hospital, pelo que vai ser implementado um plano de condicionamento de trânsito nos acessos que, segundo a Metro Mondego, é “indispensável à execução em segurança dos trabalhos”.
O condicionamento assinala o início da execução das infraestruturas do canal técnico do Metrobus e da empresa Águas de Coimbra. Para além dos trabalhos de movimentação de terras e escavação/abertura de valas, serão executados trabalhos de fundações, nomeadamente estacas, ancoragens, muros de suporte e geodrenos.
Assim, no período indicado, o acesso geral ao CHUC e às consultas externas será efetuado pela entrada Norte, a partir da Rua Afonso Romão (Circular Interna), ficando as entradas da Praceta Carlos da Mota Pinto e Avenida Bissaya Barreto condicionadas exclusivamente a veículos autorizados e de emergência.
Esta intervenção prevê ainda a construção de um muro no cruzamento da Rua São Teotónio com a Alameda Armando Gonçalves, pelo que será necessário fazer um estreitamento de via, para a execução dos trabalhos e assegurar um corredor para a passagem de peões.
Haverá também alterações na circulação dentro do CHUC, que estarão devidamente sinalizadas.
Sendo esta uma zona de grande movimento e afluência, recomenda-se o uso dos transportes públicos, designadamente a Linha Vermelha da ECOVIA (Estação de Coimbra-B – Casa do Sal – Hospitais) e as 10 linhas dos SMTUC que servem os Hospitais (6, 7H, 7T, 16, 19, 27, 29, 35, 36 e 37).
Veja os vídeos dos diretos NDC:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE