Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Metro Mondego diz que está concluída a 1ª fase da empreitada na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-11-2022

A 1ª fase da empreitada de abertura do canal na Baixa de Coimbra, que permitirá a execução da Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), está concluída, possibilitando a utilização de um dos 3 edifícios da Rua da Sofia alvo desta empreitada.

PUBLICIDADE

O espaço comercial deste edifício será utilizado numa primeira fase pela farmácia Luciano e Matos, permitindo assim o começo dos trabalhos de reabilitação do edifício onde a empresa tem estado a funcionar e a continuação dos trabalhos de demolição/desconstrução do prédio que dará lugar ao edifício-ponte.

A empreitada de abertura desta via estruturante, que ligará a frente de rio à Rua da Sofia, é o culminar de vários Planos Urbanísticos desenvolvidos desde os anos 20 do século passado, e enquadra intervenções previstas quer no “Estudo de Integração Urbana do Sistema de Mobilidade do Mondego” quer no “Documento estratégico para a 1ª Unidade de Intervenção na Cidade de Coimbra” (Área de Reabilitação Urbana – Baixa de Coimbra).

PUBLICIDADE

publicidade

Por essa razão, o projeto do SMM, para além do contributo fundamental para gerar um novo paradigma de mobilidade mais sustentável na cidade e na região, apresenta também um papel ímpar para a requalificação urbana desta área central e histórica da cidade de Coimbra.

Este processo, desenvolvido em estreita parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, corresponde a um investimento de 3,5 milhões de euros, prevendo a reconstrução de vários imóveis e a construção do edifício-ponte na Rua da Sofia, da autoria do Arquiteto Gonçalo Byrne, que irá permitir a passagem do Metrobus.

PUBLICIDADE

Este arquiteto é também responsável pela integração urbana da estação “Câmara”, que ficará situada entre a Rua Direita e a Rua da Sofia, consistindo esta intervenção na requalificação do espaço que resultará da demolição da parte traseira (corpo tardoz) da “Casa Aninhas” e a execução de uma nova fachada no edifício remanescente, criando-se assim uma nova praça numa das zonas mais nobres da cidade. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com