Coimbra

Metro Mondego avança com concurso para a compra de 40 autocarros elétricos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 14-05-2021

A Metro Mondego deliberou hoje a abertura de um concurso público para a compra de 40 autocarros elétricos e sistema de carregamento de baterias para o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

PUBLICIDADE

O investimento na compra dos veículos e sistema de carregamento está orçado em 39,5 milhões de euros, anunciou hoje a Metro Mondego, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A abertura do concurso prevê também um investimento de 19,1 milhões de euros na manutenção dos veículos e no sistema de carregamento durante o seu prazo de vida útil (15 anos), referiu.

PUBLICIDADE

Segundo a Metro Mondego, a entrega dos primeiros veículos para o SMM está prevista para o segundo semestre de 2023.

Na nota de imprensa, a empresa recorda ainda que esta operação foi autorizada recentemente, no início do mês de maio, pelo Governo, através de resolução do Conselho de Ministros.

PUBLICIDADE

publicidade

O SMM “consiste na implementação de um ‘metrobus’, utilizando veículos elétricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra”, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.

Das quatro empreitadas que integram o projeto do SMM, está em curso a obra do troço entre Serpins, na Lousã, e o Alto de São João, em Coimbra, e a abertura da Via Central, no espaço urbano da baixa da cidade.

A Comissão Europeia aprovou a contribuição financeira de 60 milhões de euros que estava prevista para fazer avançar o SMM, anunciou no dia 15 de janeiro deste ano o Governo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE