Coimbra

Metro de promessas, centímetros de obra no Túnel de Coimbra-B

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 27-08-2025

O Túnel de Coimbra-B, em Coimbra, continua a desafiar calendários e promessas. Depois de a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Metro Mondego terem garantido que a circulação automóvel regressaria “em pleno” a 22 de agosto, às 18:00, a realidade mostrou-se mais resistente às intenções: os carros continuam a circular apenas num sentido.

O corte total iniciou-se a 21 de agosto, às 9:00, e deveria terminar 33 horas depois. O motivo, explicou-se, era nobre: desmontar cimbres e cofragens de suporte à nova passagem pedonal no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM). Concluída a operação, asseguraram, o túnel reabria como novo, com trânsito nos dois sentidos.

Mas Coimbra acordou no dia 22 com uma surpresa menos festiva: a circulação integral não regressou.
E esta terça-feira, 26 de agosto, pelas 8:45, a situação mantinha-se inalterada. Ou seja, promessa feita, promessa adiada — mais uma vez.

PUBLICIDADE

Em resposta ao NDC, a Metro Mondego referiu que “a reabertura do túnel de Coimbra-B nos dois sentidos de trânsito teve de ser adiada por uma semana devido à ocorrência de situações imprevistas durante o corte ao trânsito nos dias 21 e 22 de agosto. Ultrapassadas essas situações, a nova data para reabertura ao trânsito nos dois sentidos passou a ser 29 de agosto.”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE