Coimbra

Mesa da Bairrada ao Mondego na final das 7 Maravilhas à Mesa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-08-2018

A Mesa da Bairrada ao Mondego assegurou esta noite a presença na final das 7 Maravilhas à Mesa que vai decorrer no dia 16 de setembro em Albufeira.

PUBLICIDADE

A Mesa das Lajes do Pico foi a outra apurada na eliminatória que decorreu no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

As mesa da anfitriã Viseu, bem como as de Tavira, Porto Moniz, Palmela e Motalegre ficaram pelo caminho do concurso que Catarina Furtado e José Carlos Malato apresentam na RTP 1.

PUBLICIDADE

 

Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova sentaram-se à mesa com a AD ELO para apresentar esta Mesa da Bairrada ao Mondego, onde estão presentes sete patrimónios.

A Mesa da Bairrada ao Mondego tem Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas).

Luís Lavrador é o chef convidado da Mesa da Bairrada ao Mondego na corrida pelas “7 Maravilhas à Mesa”.

André Sardet é o padrinho da Mesa da Bairrada ao Mondego, mas, “por motivos profissionais”, não esteve em Viseu a defender a candidatura.

A Região de Coimbra, que é candidata  a “Região Europeia da Gastronomia 2021”,  tem “apenas” 3 mesas entre as 49 candidatas às 7 Maravilhas à Mesa.

Os concorrentes da Região de Coimbra são a Mesa Beira Serra, que vai a votos no dia 12 de agosto,  esta Mesa da Bairrada ao Mondego e a  Mesa das Terras da Chanfana, que também assegurou lugar na final em Albufeira.

Rui Marqueiro, presidente da AD ELO e da Câmara Municipal da Mealhada, já comentou a passagem da “Mesa da Bairrada ao Mondego” à final do concurso “7 Maravilhas à Mesa”.

A autarquia de Montemor-o-Velho já disse no Facebook; “Obrigado por acreditar e por votar no nosso território, na nossa gastronomia, na nossa história, nos nossos concelhos”.

“Dia 16 de setembro, em Albufeira, vamos voltar a revelar a riqueza da nossa História e os segredos da nossa mesa e, com a sua ajuda, conquistar o ambicionado título de 7 Maravilhas!”, acrescentou o município liderado por Emílio Torrão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE