Região

Meruge festeja tudo o que o porco dá! E nem a chuva estragou a festa

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 12-11-2023

A Feira do Porco e Enchido de Meruge promove os saberes e sabores do concelho de Oliveira do Hospital até este domingo, 12 de novembro. Nem a chuva que se faz sentir estragou a festa com milhares de pessoas a deslocarem-se à Laje Grande, no centro da localidade para participar no evento.

PUBLICIDADE

“Apesar da chuva está a ser uma grande feira com muita gente e muita animação”, reconheceu, ao Notícias de Coimbra, o presidente da Junta de Freguesia de Meruge.

João Abreu disse, ainda, que “pela primeira vez não houve magusto” devido ao mau tempo, mas, em contrapartida a Orquestra Music’Arte proporcionou, na noite deste sábado, um espetáculo único na Capela de Nossa Senhora da Conceição.

PUBLICIDADE

O autarca sublinha que “este é um evento diferenciador, genuíno e único, que pretende homenagear os nossos porqueiros e iguarias”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “esta é uma feira que soube crescer, alicerçada na tradição das gentes de Meruge”.

Chouriças de carne e de bofes, morcelas e farinheiras, paios e presuntos curados estão em destaque na feira que termina este domingo, para além do arroz de suã, o porco no espeto com arroz de feijão ou os torresmos na caçoila.

O certame conta ainda com uma Mostra do Porco Bísaro e vários jogos tradicionais, onde figuram o pião, arco, fito, andas, sapo, cheta e panelinha.

A animação e a música também marcaram presença, com espetáculos do Grupo de Teatro e Animação de Rua Vivarte/Almanach.

A Liliana Oliveira, o Borguinha de Braga e os amigos do Borguinha com as cantigas à desgarrada não deixam ninguém indiferente.

O Forno Comunitário serve para aprender a arte de “tender” ou adquirir uma Broa de Milho, uma Bôla de Carne, de Bacalhau, de Chouriça ou de Sardinha, a saírem quentinhas. E Encomendas não faltam

O evento conta nesta edição de 2023 com uma exposição de fotografia: “19 Feiras, Muitas Aventuras”, que conta 19 anos de história.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE