Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Merc’@rte em Coimbra já arrancou e junta artesãos com artigos diferenciadores (com vídeos)

Bruna Correia | 1 ano atrás em 25-11-2022

A feira de artesanato “Merc’@rte” arrancou esta sexta-feira, 25 de novembro, na Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra, ao som do Grupo de Cavaquinhos de Coimbra Giroflé. A entrada é livre e até 7 de dezembro é possível visitar 25 bancas que se destacam pelos seus produtos diferenciadores, como por exemplo velas em formato de café e bolo.

PUBLICIDADE

O evento surge no âmbito dos 167 anos da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, numa parceria entre a junta de freguesia e a Roda Viva – Associação de Artesãos. A abertura da feira contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Maria João Salgueiro, de Coimbra, é uma das artesãs que se dedica ao artesanato em tecido e criou um capuchinho vermelho que se transforma em lobo e avózinha. “Estou a achar a feira muito interessante. Está muito bonita, a disposição está muito agradável e tem todo o potencial para correr bem”, partilhou ao NDC.

Com velas em forma de café, bolo e gelado, marca presença Paula Rodrigues com o seu projeto “Cantinho dos Aromas”. As velas podem ser personalizadas mediante o gosto de cada um.

Lina Cunha produz artigos com estanho, desde molduras a presépios. É a primeira vez que marca presença numa feira de artesanato em Coimbra. “Sou muito otimista e espero que venha muita gente visitar”, disse.

Há ainda roulottes de farturas e a animação estará a cargo de vários grupos: dia 26, pelas 17h, a Classe de Gaitas de Fole Salatina e dia 27, às 16h, The Season Flowers – Associação Cultural e Recreativa de Coimbra.

PUBLICIDADE

Dia 1 de dezembro, pelas 16h, é a vez da animação infantil com o Panda e serão distribuídos balões. Às 17h atua a Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra. Dias 3 e 7, às 16h, é a vez do Grupo de Concertinas – Amigos da Paródia. O Grupo de Cavaquinhos de Coimbra Giroflé volta a atuar dia 4, às 16h.

“Ficamos a saber que as pessoas aproveitam todos os materiais e fazem desses materiais autênticas obras de arte. Há objetos de artesanato que merecem ser adquiridos e um dos objetivos da junta de freguesia é ajudar os artesãos de Coimbra e incentivá-los a prosseguir neste trabalho meticuloso que é notável”, avançou Francisco Rodeiro, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, acrescentando que o feedback dos artesãos foi positivo.

“Numa primeira abordagem foi-nos dito que o sítio para este efeito é ideal, arejado, amplo, o estacionamento é mais do que suficiente e é seguro. E, por isso, existem todas as razões para que a feira tenha muito sucesso”, sublinhou.

De segunda a quinta-feira a Merc’@rte está aberta das 17h às 21h, sexta-feira e véspera de feriados das 17h às 21h30 e, aos fins de semana, assim como no feriado de dia 1 de dezembro, das 15h às 21h30.

Veja os vídeos dos diretos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com