Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Mercadona com ordem para avançar no Atrium Solum

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-03-2023

A cadeia de supermercados espanhola Mercadona está em condições para avançar com a construção de uma unidade no Atrium Solum, em Coimbra, afirmou hoje a vereadora da Câmara Municipal com o pelouro do urbanismo.

PUBLICIDADE

A intenção de instalação do Mercadona em Coimbra já não é recente, tendo o município, no anterior mandato, aprovado um pedido de informação prévia para a construção de um supermercado desta cadeia no Atrium Solum.

No final de 2021, o novo executivo, liderado pela coligação Juntos Somos Coimbra, referiu que a porta estava aberta para o licenciamento, mas que o processo estava a ser analisado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na reunião da Câmara de Coimbra de hoje, a vereadora com o pelouro do urbanismo, Ana Bastos referiu que a única forma de reverter a instalação do Mercadona naquele local seria um novo parecer jurídico que desse um outro sentido ao processo.

“Pedi um novo parecer jurídico e reiterou o conteúdo e orientação dados no primeiro. A arquitetura está aprovada e está em fase de aprovação de projetos de especialidade”, que deverá acontecer ainda durante esta semana, informou.

PUBLICIDADE

Segundo Ana Bastos, a cadeia espanhola está “em condições de avançar com a obra”.

“Não faz sentido discutir agora se se concorda ou não. Já havia um vínculo e é preciso dar seguimento”, acrescentou.

Em dezembro de 2022, a Mercadona afirmou que loja de Coimbra vai abrir no Atrium Solum durante o ano de 2024.

A Mercadona pretende trazer para a cidade de Coimbra o seu Modelo de Loja Eficiente, e se caracteriza por uma sala de vendas de cerca de 1.900 m2 com as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes e Garrafeira. 

Conta ainda com uma secção de Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar para casa ou aquecer e comer na zona de mesas existente no supermercado. Esta zona, que nesta loja será ampliada para proporcionar um espaço de convívio, terá à disposição dos clientes uma máquina de café e encontra-se inserida numa galeria de 400 m2 com luz natural.  

Dentro do seu modelo, a Mercadona “procura aplicar sempre as suas políticas de “boa vizinhança” e assim, além das melhoras significativas que levará a cabo nas zonas comuns do condomínio, foram realizados estudos acústicos, com o objetivo de que a operação do supermercado fosse “invisível” aos vizinhos, definindo as melhores soluções técnicas para insonorizar a loja e garantir as descargas silenciosas da mercadoria”.

A empresa frisa que a chegada à cidade de Coimbra será mais um passo dentro da relação que a Mercadona já mantém com o distrito há vários anos, trabalhando com fornecedores locais que abastecem as suas lojas em território nacional, tais como a Quinta de Jugais, Frutitaipina, Maçarico ou a Nutriva, que produz a famosa tarte de bolacha que já é um sucesso de vendas da Mercadona.

Carla Cunha, Diretora de Relações Externas em Coimbra afirma que “Coimbra é uma das maiores cidades no panorama nacional e para a Mercadona é um marco importante poder dizer que estamos a chegar, depois dos apelos que temos recebido para abrir aqui. Desenvolvemos um projeto em conjunto com diversos elos da Sociedade do qual estamos orgulhosos, e que acreditamos que vai valorizar uma zona nobre da cidade como é a Solum.”

Em junho de 2023, a Mercadona abrirá o seu primeiro supermercado do distrito, localizado junto às Abadias na Figueira da Foz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com