Conecte-se connosco

Lazer

Mercado Medieval de Óbidos já tem bilhetes à venda

Publicado

em

O Mercado Medieval de Óbidos vai regressar cheio de novidades e, acima de tudo, muito renovado, sem perder a sua origem. Sob o tema “festas, romarias e peregrinações”, o evento, que decorre de 21 a 31 de Julho, acontece todos os dias, sem interrupções, e procura fazer uma ponte entre a recreação e a recriação históricas e é, desde 2002, a alavanca de muitas das associações e de muitas empresas espalhadas pelo concelho e tem em vista um projeto para dar novo corpo a esta realidade.

Os visitantes poderão usufruir das diferentes experiências proporcionadas por estes intervenientes, como trajar à época, ter um serão digno da nobreza, dançar com os grupos de danças antigas, ou até participar na construção, ao longo dos 11 dias de evento, de um busto de D. Urraca, a primeira donatária da Vila de Óbidos. Será um trabalho feito ao vivo pelo escultor Carlos Oliveira, com atelier em Óbidos, e que terá como matérias-primas estrume, palha, óleo de peixe, óleo de linhaça e barro. A peça medirá 2,70 metros por 1,60 e pesará, no final, cerca de três toneladas.

O Mercado Medieval de Óbidos terá também outras particularidades. Para além de utilizar o espaço da cerca do castelo com maior abrangência, com o aproveitamento dos recursos para a implementação de um cenário mais natural, será, mais uma vez, um evento sem plástico e que promoverá atividades sem recursos tecnológicos, com exceção da compra de bilhetes online. De destacar que todos os materiais cenográficos são reciclados, pelo que a preocupação ambiental continua a ser um dos grandes objetivos do Mercado Medieval de Óbidos.

O evento, este ano, terá ainda uma forte componente de formação de públicos, com a criação de residências artísticas, a trabalhar com muitos participantes dos grupos locais de teatro, palestras e construções artísticas de índole histórica, assim como pretende ser um incentivo à formação de grupos de recriação histórica.

Por outro lado, há, desde a primeira edição, uma questão de responsabilidade social, nomeadamente com o apoio às coletividades locais, responsáveis pelas famosas tabernas medievais do evento. O Mercado Medieval de Óbidos foi criado em 2002 com o intuito, também, de possibilitar às associações locais a angariação de fundos para as suas atividades e necessidades, tendo, desde então, permitido a muitas dessas coletividades expandir as suas valências, instalações e dimensões de apoio às populações que servem.

“Os visitantes poderão ter acesso a várias realidades que ao longo dos anos se têm vindo a desenvolver, fomentando o tecido empresarial e social, o que se traduz em valor de investimento no concelho”, afirma Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, confirmando que “está projetado para os próximos anos o crescimento desta área pela sua importância para o tecido social e cultural da região”.

Em resumo, o Mercado Medieval de Óbidos é um evento que, muito para lá da recreação e recriação históricas, assume um papel de relevo no concelho e na região, possibilitando uma melhoria das condições de vida das populações, ao mesmo tempo que diverte quem nos visita.

O evento é gratuito para todos os munícipes de Óbidos, havendo diversos descontos para quem não é munícipe, nomeadamente para grupos com mais de 20 pessoas, para trajados à época (com rigor), para pessoas com mais de 65 anos, para estudantes com menos de 25 anos e para pessoas com incapacidades ou deficiência.

Todas as informações sobre o Mercado Medieval de Óbidos 2022 poderão ser encontradas em obidos.pt. Bilhetes em obidos.bol.pt.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade