Economia

Mercado laboral qualificado da região Centro pode beneficiar com novas formas de trabalho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-09-2020

A região Centro de Portugal poderá ter um potencial interessantíssimo nesta nova era do trabalho, marcada pela ameaça de pandemias e pelas possibilidades do trabalho remoto, de acordo com a Hays, grupo líder em recrutamento de profissionais qualificados.

PUBLICIDADE

Camila Souto, Team Leader na Hays, tem acompanhado de perto a evolução do mercado de trabalho em Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda. “A forte cultura de trabalho da região Centro de Portugal, aliada a um novo interesse de muitos profissionais em sair de grandes cidades sobrepovoadas (e naturalmente mais vulneráveis a contextos de pandemia) para locais onde o custo e qualidade de vida se revelam mais atrativos, poderá ajudar a construir o futuro desta região e até mesmo combater o despovoamento de cidades do interior.”, afirma.

PUBLICIDADE

João Fonseca, também Team Leader na Hays, trabalha de forma muito próxima com empregadores da zona de Leiria e mostra-se igualmente otimista quanto ao potencial da região. Perante o contexto de pandemia que veio acelerar a implementação de novas formas de trabalho, afirma: “Para os profissionais naturais destas zonas, o acesso a todo um novo conjunto de ofertas de emprego em regime 100% remoto e que não implique presença física em escritórios localizados nos grandes centros urbanos do litoral é agora uma possibilidade bastante real e muito interessante numa ótica de work-life balance.”

De acordo com a análise da Hays, estes são os perfis qualificados mais procurados pelos empregadores em algumas zonas na região Centro, neste momento:

PUBLICIDADE

publicidade
  • Aveiro: Perfis qualificados mais procurados neste momento: Engenharia Industrial e Logística, sobretudo para as indústrias Automóvel e Metalomecânica; perfis financeiros e comerciais.

  • Coimbra: Profissionais de Tecnologias da Informação, Eletrónica e Comerciais.

  • Guarda: Profissionais ligados à indústria Automóvel – Manutenção, Qualidade, Produção.

  • Leiria: Profissionais de direção de obra, comerciais, preparação de obra, técnicos de manutenção e responsáveis de produção.

  • Viseu: Perfis de Engenharia Industrial e Logística, sobretudo para as indústrias Farmacêutica e Automóvel.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE