No domingo, 30 de abril, entre as 8 e as 20 horas, realiza-se o XII Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, na Estação Arqueológica da Villa Romana do Rabaçal e como é evidente o Queijo Rabaçal será o “rei” da festa.
Os visitantes podem encontrar muitos outros produtos da região de Sicó, como os Vinhos Terras de Sicó, o Mel, os Enchidos tradicionais, o pão, o azeite, a noz, produtos regionais, o artesanato local e regional.
PUBLICIDADE
Um dos grandes momento é o corte do corte do Queijo Rabaçal curado, que foi este preparado pela empresa “Queijeira do Rabaçal”, confeccionado com 500 litros de leite. Será, segundo a organização, o maior queijo de Portugal e os Romanos que farão a sua apresentação no local.
A tarde vai ser preenchida com o Festival de Folclore, muita animação com os ateliers infantis de fabrico de pão e queijo e a elaboração de mosaicos romanos.
Este evento que se realizou pela primeira vez em 2010, tem como objetivo a promoção do Queijo Rabaçal e dos produtos endógenos da região, mas também tirar as pessoas do isolamento, assim estarem em são convívio e dinamizar o comercio local, para além de projetar o nome Rabaçal e o concelho de Penela.
Este ano também se realiza o XX Capitulo da Confraria do Queijo Rabaçal, que tem a sua sede no edifício da Junta de Freguesia, no Rabaçal.
Para terminar a festa, vamos ter a atuação do Ruizinho de Penacova.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE