Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Mercado de Sabores da Região de Coimbra foi hoje apresentado em Tábua (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-04-2021

O Mercado de Sabores da Região de Coimbra arrancou hoje ‘online’, decorrendo, numa primeira fase, até outubro, numa iniciativa para apoiar os produtores dos 19 concelhos da região, foi hoje anunciado. A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra explica que, através dos CTT e do ‘shopping online’ Dott, o Mercado de Sabores visa “apoiar os produtores deste território, promovendo um canal digital de escoamento de produtos”, numa atividade integrada na distinção desta região como Região Europeia da Gastronomia 2021-2022.

PUBLICIDADE

José Carlos Alexandrino, presidente da CIM Região de Coimbra, entende que esta iniciativa “resulta da importância do papel das autarquias em dar apoio ao comercio local e formação aos pequenos produtores, para lhes dar oportunidade de ficarem mais competitivos, pois o mercado online é a realidade atual”.

O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, esteve presente na apresentação do projeto e entende que esta iniciativa é de máxima importância pois “o negócio eletrónico já não é apenas uma realidade do futuro, é uma realidade do presente que constitui uma grande oportunidade para o país e para as suas empresas”, e uma ferramenta de divulgar o comércio local, considera.

PUBLICIDADE

publicidade

O Mercado de Sabores da Região de Coimbra conta com produtores dos vários municípios da CIM, que terão disponíveis, entre outros produtos, o Queijo Serra da Estrela DOP (denominação de origem protegida) de Oliveira do Hospital e Tábua, o Queijo Rabaçal DOP de Penela, o vinho da Bairrada e Dão, a doçaria conventual de Coimbra, o mel da Lousã e a aguardente de Medronho da Pampilhosa da Serra.

Associada à Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, Mercado de Sabores “tem como objetivo dar a conhecer o melhor dos produtos que este território tem para oferecer, ajudando também os produtores da Região de Coimbra a fazer o escoamento dos seus principais produtos e, desta forma, minimizar os efeitos da crise económica causada” pela pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

“Enquadra-se, igualmente, no projeto europeu ‘Food Corridors’, liderado pela CIM Região de Coimbra, e que pretende estudar novas formas de criação de corredores alimentares e canais de escoamento”, adianta o documento.

O presidente da CIM da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, refere que “a gastronomia é uma das mais fortes manifestações do quotidiano e dos valores de uma região, materializando histórias e tradições em aromas e sabores”.

Nesse sentido, atividades como o Mercado de Sabores da Região de Coimbra podem “contribuir para a valorização da cultura local, do turismo, criação de emprego e outros benefícios materiais e imateriais”, defende o também presidente da Câmara de Oliveira do Hospital.

Já o administrador executivo dos CTT, João Sousa, afirma acreditar que “este formato digital de feiras e ‘showrooms’ se irá manter no futuro como complemento às habituais feiras físicas”, realçando o “papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa”.

O CEO do Dott, Gaspar D’Orey, realça o orgulho de, mais uma vez, com a CIM e a ajuda dos CTT, levar “o melhor da região de Coimbra a todos os portugueses do continente e ilhas, proporcionando, assim, e com apenas um clique, uma forma de alargar as vendas destes produtores, mas também de divulgar estes certames e as suas regiões para Portugal inteiro”.

A distinção da Região de Coimbra como Região Europeia da Gastronomia 2021-2022 “contribuirá para a concretização de um conjunto de objetivos que permitirão uma maior afirmação e sustentabilidade, quer ao nível da gastronomia, quer a nível económico, ambiental e social”, adianta a mesma nota.

A chanfana, a lampantana, o cabrito, o leitão, a lampreia, o pescado da Arte Xávega, a sardinha da Figueira da Foz, o arroz do Baixo Mondego, os queijos DOP – Rabaçal e Serra da Estrela, a doçaria conventual, o mel, os enchidos, o vinho e a cerveja artesanal são os produtos que fazem parte do ‘bid book’ de candidatura da região.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com