Coimbra

Mercado de Natal traz alegria e dinamismo à Baixa de Coimbra (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 08-12-2022

O Mercado de Natal vai animar a Praça do Comércio até 23 de dezembro. Este evento realiza-se pela primeira vez na Baixa de Coimbra, procurando atrair assim mais visitantes ao “coração” da cidade.

PUBLICIDADE

Promovido pela União das Freguesias de Coimbra e Câmara Municipal, o Mercado de Natal foi inaugurado esta quinta-feira num ambiente de grande festa. A praça encheu-se de atrações e de gente, cenário que os promotores esperam que se mantenha até ao último dia.

Cerca de 40 expositores participam no evento, onde apresentam a sua arte, trabalhos criativos e originais que podem ser ótimas sugestões de presentes para o Natal. De destacar também a presença de algumas instituições da cidade, que dão a conhecer o trabalho dos utentes, ao mesmo tempo que angariam receita extra para fazer face às suas despesas ou para ajudar na concretização dos seus projetos.

PUBLICIDADE

Não faltam também algumas barraquinhas com petiscos e bebidas, tudo servido num ambiente acolhedor e convidativo. Música ambiente, animação de rua, magia e concertos são algumas das atrações. Não se pode esquecer ainda a casa do Pai Natal, onde as crianças podem escrever cartinhas com os seus desejos e colocar no marco do correio que ali se encontra, mantendo assim viva esta magia exclusiva desta quadra.

Não falta também a árvore de Natal, uma árvore especial já que todas as decorações foram feitas pelos alunos das escolas desta União de Freguesias.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas há ainda outras surpresas, já que a neve também cai na Baixa de Coimbra para grande alegria dos mais novos (e não só), como se constatou hoje, quando o primeiro “nevão” encheu de “farrapos” o ar e pintou o chão de branco.

A nível expositivo, a oferta é muito variada e para todos os gostos. O artesanato mostra-se, como sempre, intemporal e os artesãos acreditam no sucesso desta realização. Ao Notícias de Coimbra, elogiaram o ambiente, o grande movimento e a magia que envolve a Praça do Comércio, esperando que este seja um bom momento para promoverem os seus trabalhos.

O presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, sublinhou que este é um mercado para “as famílias de Coimbra”, onde podem vir com as crianças, fazer compras mas também divertir-se.

É também um evento que pretende “dar mais dinamismo à Baixa de Coimbra”, sublinhou, deixando por isso o convite a todos para que venham fazer as suas compras ao “coração” da cidade, não só neste Mercado de Natal mas também em todos os estabelecimentos tradicionais.

Durante a inauguração, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, explicou que procuraram criar “um espaço de convívio, de família, onde as pessoas podem fruir do espaço e dos momentos culturais mas onde podem fazer também algumas das suas compras de Natal”.

O Mercado de Natal assume-se, assim, como um convite a todos para que visitem a Baixa. Vai estar a funcionar até 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 12h00 às 20h00, aos sábados das 10h00 às 22h00 e ao domingo das 10h00 às 20h00.

Veja os vídeos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE