Região

Mercado Antigo de Vila Nova de Poiares revisita tempos ancestrais

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 07-06-2023

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e o seu Grupo Folclórico e Etnográfico estão a promover a VIII Recriação do Mercado Antigo, durante todo o próximo fim-de-semana. 

PUBLICIDADE

O evento terá lugar no Mercado Municipal e ao longo de todo o fim-de-semana irá proporcionar uma autêntica viagem no tempo, recuperando os costumes e tradições das gerações mais antigas. 

A iniciativa arranca às 18:30 de sexta-feira, 9 de junho, com a recriação dos habituais mercados de feira, respeitando o rigor histórico, promovendo a demonstração e negócio de produtos enquadrados nos ofícios de agricultor, artesão, artificies, mercador e os taberneiros (recriados nas tasquinhas gastronómicas). 

PUBLICIDADE

Além disso, durante toda a tarde, haverá lugar para a recriação de jogos tradicionais, levada a cabo pelo Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho, e à noite, a partir das 21:00, as tradicionais Marchas Populares, que contarão com a participação de 3 Marchas (Grupo Artístico de Ribeira de Frades; Cegonheira – Antanhol e do Bairro de Celas – Santo António dos Olivais). 

A recriação do Mercado Antigo continua durante o dia de sábado, 10 de junho, com jogos tradicionais e, a partir das 18:00, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos “Cantares à Solta” e da Tuna de Cantares de Avô, sendo que às 20h haverá ainda a participação da Companhia de Teatro Experimental de Poiares. 

PUBLICIDADE

publicidade

A partir das 21:00 iniciará o XXV Festival de Folclore, onde para além do grupo anfitrião – o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares – participam vários agrupamentos de diversos pontos do país, nomeadamente o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca (Redondo), Rancho Folclórico de Fonte Boa (Esposende), o Rancho Folclórico de Vilar de Arca (Cinfães) e o Rancho dos Paliteiros da Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz). 

No domingo, 11 de junho, pela manhã será ainda realizada uma missa na Igreja Matriz, animada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Nova de Poiares, em memória dos elementos já falecidos desta coletividade. 

Para este município, esta atividade de Recriação do Mercado Antigo é uma iniciativa que pretende promover e preservar a memória histórica e identitária dos costumes e tradições locais e que tem tido uma excelente adesão da comunidade e das populações, envolvendo-se e participando nas atividades organizadas. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE