Justiça
Mente brilhante da física torna-se assassino: Ex-aluno português matou génio do MIT
Imagem: Boston Globe
Cláudio Manuel Neves Valente, português natural de Torres Novas, de 48 anos, é suspeito de ser o autor do tiroteio ocorrido na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, que provocou a morte de dois estudantes e deixou nove pessoas feridas. O mesmo indivíduo é ainda apontado como responsável pela morte do físico Nuno Loureiro, em Brookline, Massachusetts.
Descrito como um antigo aluno com uma mente brilhante na área da física, Cláudio Valente frequentou a Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, onde, aos 17 anos, foi selecionado para as competições nacionais e internacionais de Física, tendo participado em provas realizadas na Austrália, pode ler-se no Correio da Manhã.
Entre 1995 e 2000, terá frequentado o Instituto Superior Técnico, em Lisboa, coincidindo no mesmo período académico com Nuno Loureiro. Em 2000, mudou-se para os Estados Unidos com um visto de estudante, ingressando numa pós-graduação em Física na Universidade de Brown.
Segundo um comunicado da presidente daquela universidade, Cláudio Valente não concluiu qualquer grau académico, tendo frequentado apenas três semestres do curso. Mais tarde, em 2017, obteve o estatuto de residente permanente legal nos EUA.
A última morada conhecida do suspeito situava-se em Miami, mas no final de novembro terá alugado um quarto de hotel em Boston, de acordo com informações das autoridades.
Cláudio Valente suicidou-se na quinta-feira, no momento em que as autoridades se preparavam para o deter num armazém em Salem, no estado de New Hampshire. Junto ao corpo foi encontrada uma mochila com duas armas de fogo.
“Ele foi encontrado morto, com uma mochila, duas armas de fogo e evidências no carro que correspondem exatamente ao que vemos na cena do crime aqui em Providence”, afirmou o procurador-geral de Rhode Island, Peter Noronha.
As autoridades norte-americanas continuam a investigar as circunstâncias dos crimes e a ligação entre os diferentes acontecimentos ocorridos nos estados de Rhode Island e Massachusetts.
PUBLICIDADE
