Cidade

Menos latada na Queima das Fitas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-02-2020

Realizou-se ontem, dia 10 de fevereiro, a “Sessão de Esclarecimento das Normas e Inscrição para o Cortejo da Queima das Fitas 2020”.

PUBLICIDADE

Esta sessão teve principal relevância devido a uma nova regra, na qual os carros inscritos em cortejo terão um limite máximo de mil latas de cerveja, acrescendo a este valor um máximo de 3 garrafas de vidro por elemento do carro, anuncia a organização em comunicado enviado a NDC.

A medida foi apresentada pelo Conselho de Veteranos e visa a redução do lixo produzido ao longo do trajeto do Cortejo, mantendo ainda o controlo do vidro.

PUBLICIDADE

São participantes do Cortejo da Queima das Fitas aproximadamente 120 carros alegóricos, os quais transportam em média 5000 latas de cerveja cada.

Os estudantes asseguram que esta redução para mil latas por carro significa um decréscimo de utilização de 500 000 latas e permite à Queima das Fitas tornar-se um evento ainda mais verde.

PUBLICIDADE

publicidade

A organização salienta que o “Cortejo da QF enquanto um dos mais célebres momentos históricos da cidade de Coimbra deve ser lembrado pela sua emoção, essência e tradição, onde os estudantes e demais presentes celebram a sua passagem pela Academia, afastando o desperdício desmedido e a filiação a este conceito das latas.

“O Conselho de Veteranos, espera que estas medidas agucem o engenho dos Estudantes, para que se afastem da centralidade que as latas de cerveja têm durante o Cortejo e que adotem outras medidas originais e igualmente festivas que não acarretem o peso de 30 toneladas”, refere o Dux Veteranorum.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE