Economia
Menos custos, mais conforto. Coimbra ensina a poupar energia em casa

Imagem: depositphotos.com
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai promover, através do Grupo de Trabalho “Habitação” da Rede Social de Coimbra, um ciclo de três workshops que visam sensibilizar e capacitar a população para práticas eficazes de redução de custos energéticos e melhoria do conforto térmico nas habitações.
O primeiro está marcado para o dia 23 de maio, às 10:00, no Centro Comunitário de São José. Este ciclo de workshops decorre no âmbito do projeto REVERTER, que tem como objetivo promover ações de combate à pobreza energética, através da sensibilização dos agregados familiares e da atuação nos edifícios habitacionais.
PUBLICIDADE
O primeiro workshop está previsto já para o dia 23 de maio, às 10:00, no Centro Comunitário de São José, na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Já o segundo decorre no dia 26 de maio, às 10:00, na sede da União das Freguesias de Souselas e Botão. O terceiro e último do ciclo está marcado para o dia 5 de junho, às 10:00, no Recordatório Rainha Santa Isabel, na União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.
A iniciativa é dirigida à comunidade em geral, em especial às famílias em situação de vulnerabilidade, e os workshops estão integrados num conjunto de ações que visam promover a inclusão social, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser efetuada online, através do link ou, presencialmente, nas sedes das freguesias.
Os workshops são dinamizados pelos parceiros do Grupo de Trabalho “Habitação” da Rede Social de Coimbra, com a colaboração da Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais, do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais da CM de Coimbra.
O projeto REVERTER foi iniciado em 2022, tem a duração prevista de três anos, é cofinanciado pela União Europeia, através do programa LIFE, e procura soluções para uma renovação profunda que permita diminuir a vulnerabilidade das famílias à pobreza energética através de intervenções nos edifícios habitacionais.
O programa é gerido, no concelho, pela CM de Coimbra, através do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, que integra o consórcio europeu em conjunto com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra.
O consórcio, por sua vez, é composto por 12 parceiros: Universidade Técnica Nacional de Atenas, coordenador do projeto; o Instituto de Sistemas e Robótica (Portugal), Ekodoma Ltd. (Letónia), Green Synergy Cluster (Bulgária), Fundació Europace (Espanha), Centre for Renewable Energy Sources and Saving Foundation (Grécia), B-Link (Espanha), Obshtina Brezovo (Bulgária), EKPIZO – Associação de Consumidores “A Qualidade de Vida” (Grécia), Município de Coimbra, Agência Municipal de Riga “Riga Energy Agency” (Letónia) e WIT Berry (Letónia).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE