Menino dado como morto está vivo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-10-2017

 

PUBLICIDADE

Questionada pelos jornalistas sobre o bebé de um mês de Tábua, inicialmente dado como morto, mas que está vivo, Patrícia Gaspar reiterou que essa morte não se confirmou.

A adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil respondeu: “Não se confirma essa morte. Era de facto a indicação que tínhamos, [mas] já ao final do dia de ontem (segunda-feira), inicio do dia de hoje, começaram a surgir alguns sinais de que esta informação poderia não ser correta e conseguirmos hoje, durante a tarde, confirmar em definitivo que o bebé que estava referenciado se encontra bem e na companhia da família”.

PUBLICIDADE

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 41 mortos e cerca de 70 feridos (mais de uma dezena dos quais graves), além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

A Proteção Civil reduziu hoje para laranja (o segundo nível mais grave numa escala de quatro) o estado de alerta relativo a incêndios nos 18 distritos portugueses, devido à descida da temperatura e à previsão de queda de chuva.

PUBLICIDADE

publicidade

“Fruto disso foi então decidido passar os 18 distritos do país para alerta laranja, pelo menos até às 12:00 de amanhã [quarta-feira], momento em que faremos nova atualização para tentar então aferir qual será a melhor decisão em termos de estado de alerta especial”, explicou Patrícia Gaspar.

Esta decisão deve-se às previsões meteorológicas atualizadas hoje, que apontam para que esta noite e o dia de quarta-feira “sejam já momentos de maior tranquilidade em termos das condições que normalmente propiciam os incêndios florestais”, incluindo “uma descida franca da temperatura e previsão de precipitação, agora com mais consistência”, acrescentou Patrícia Gaspar.

A adjunta da ANPC disse que hoje foi “um dia francamente mais calmo e com muito menos ocorrências” do que aquelas verificadas nos últimos dias.

“A registar desde a meia de noite de hoje um total de 37 ocorrências de incêndios florestais. Em curso a esta hora (19:00) temos apenas três, mobilizando um total de 225 operacionais com 60 meios terrestres”, afirmou Patrícia Gaspar.

Relativamente aos meios de reforço, a adjunta nacional de operações da ANPC referiu que se mantêm em Portugal os dois aviões Canadair que vieram de Itália, enquanto os 55 bombeiros que chegaram hoje dos Açores foram mobilizados para as corporações da Sertã, Mação e Proença para reforço da capacidade de resposta local.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE