Coimbra de outros tempos pode ser vista na Biblioteca Municipal

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-10-2017

 

PUBLICIDADE

“Memorizar Coimbra”é a designação da iniciativa de carácter expositivo que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) implementará, a partir do mês de novembro, com caráter regular e de continuidade, tendo por base um tema comum – Coimbra –. A iniciativa irá decorrer na Biblioteca Municipal Coimbra, instalada na Casa Municipal da Cultura.

memorizar_cbra3

PUBLICIDADE

Além de dinamizar o equipamento municipal, este projeto de âmbito cultural cumpre o propósito de divulgar e valorizar o acervo municipal, designadamente, aquele existente no serviço da Imagoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra. São, pois, os registos imagéticosda cidade de outros tempos que assinalam o arranque do projeto expositivo.

A mostra, constituída por 14 fotografias,estará patente de 2 de novembro a 31 de dezembro trazendo a público registos fotográficos da cidade de Coimbra,captados em épocas distintas (abrangendo, desta vez, as décadas de 50 a 70), por diferentes fotógrafos, de que são exemplo os nomes de David d’Almeida Carvalho, Varela Pècurto e Formidável e, ainda, outras fotografias de autoria não identificada.

PUBLICIDADE

publicidade

Revelam-se, por um lado, imagens da cidade, das suas gentes e de alguns locais,que dão a conhecer a Coimbra de outros tempos que faz parte da memória coletiva dos conimbricenses.

memorizar_cbra_2

O visitante poderá ver (ou rever), a título de exemplo, a “Casa da Ponte”, junto à Ponte de Santa Clara, que já não existe; o estádio municipal, antes de ter sido objeto deremodelação; ou a presença notável de um sinaleiro (personagem cuja evolução dos tempos veio a extinguir e substituir por semáforos), rodeado de água, em plena cheia na Baixa da cidade.

A primeira edição da mostra “Memorizar Coimbra” tem acesso livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE