Coimbra

Meia dúzia de políticos da região de Coimbra prematuramente falecidos

Rui Avelar | 5 anos atrás em 21-02-2020

Sem se ser exaustivo, constata-se que João Ataíde da Neves, falecido hoje, foi o sexto político da sub-região de Coimbra a morrer prematuramente num horizonte de cerca de 40 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Por antiguidade, a lista é encabeçada por Mário Ferreira Maduro, antigo presidente da Câmara de Municipal de Mira e outrora deputado (PSD) à Assembleia da República.

PUBLICIDADE

Em 1985 morreu outro social-democrata, Carlos Mota Pinto, que tinha chefiado um Governo de iniciativa do então Presidente Ramalho Eanes e foi vice-primeiro-ministro no âmbito de um Executivo liderado por Mário Soares (formado pelo PS e pelo PSD).

Ainda no anterior século (1998) faleceu Francisco Lucas Pires, outrora ministro da Cultura (indicado pelo CDS para um Governo, liderado por Pinto Balsemão, de coligação com o PSD) e, mais tarde, deputado ao Parlamento Europeu (PE).

Volvidos 20 anos sobre o óbito de Carlos Mota Pinto ocorreu o falecimento de Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho (PS), antigo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Em Outubro de 2007 morreu Fausto Correia, que era deputado socialista ao PE e tinha sido secretário de Estado nos governos de António Guterres, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra e líder da Académica/OAF.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE