Saúde

Médicos “receitam” mais greves

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 07-09-2023

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) mantém as greves que agendou para este mês face à falta de acordo com o Governo sobre aumentos salariais e dedicação plena, disse hoje o secretário-geral à saída de uma reunião negocial.

PUBLICIDADE

Jorge Roque da Cunha referiu que, apesar de o Governo ter revisto de 1,6% para 3,1% a proposta de aumento médio salarial para os médicos de carreira, a medida continua a ser insuficiente face a uma “perda de poder de compra de 22%”.

Quanto ao novo regime de dedicação plena, o SIM considera que, apesar de a proposta do Governo ter baixado das 300 para as 250 horas extraordinárias anuais, o número de horas exigido continua a “ser excessivo” face à “carga de trabalho” que os médicos hospitalares já têm.

PUBLICIDADE

A próxima reunião negocial entre sindicatos e Ministério da Saúde, para a qual o SIM não perspetiva acordo, está agendada para terça-feira.

As negociações entre os sindicatos dos médicos e o Governo prolongam-se desde 2022.

PUBLICIDADE

publicidade

O SIM tem previsto até ao fim de setembro greves nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte. Até 22 de setembro continua a paralisação dos médicos de família às horas extraordinárias.

Hoje cumpriu-se o último e segundo dia de uma primeira greve na região Norte.

Na próxima quarta e quinta-feira o SIM realiza a primeira de duas greves na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE