Saúde

Médicos juntam 13 coros nas comemorações do 25 de Abril em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 19-01-2024

O projeto resulta de uma candidatura com sucesso à participação na XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, cujo tema base é “Voz de Abril”, no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, refere a SRCOM, em comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A nota refere que o projeto inclui 13 coros, três dos quais fazem parte da comissão que coordena e desenvolve o projeto: Coro da SRCOM, Chorus Ingenium (Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro) e o Coro Carlos Seixas da Câmara Municipal de Coimbra.

A iniciativa “Coimbra Canta Abril”, que se realiza entre 01 e 15 de março, em Coimbra, começa no dia 03 de março, às 18:30, no ‘balcão’ do Teatro Académico de Gil Vicente, onde os 13 coros se juntam, como se fossem um único de 350 vozes.

PUBLICIDADE

Várias associações corais de Coimbra integram também um espetáculo que inclui narrador, dança, declamação de poesia e música instrumental: sanfona, acordeão e piano por alguns dos maestros dos coros que vão ocupar o palco.

A sessão de trabalho “A Voz no Canto” é outro evento que integra a iniciativa, com uma conferência protagonizada por Jorge Miguéis, médico otorrinolaringologista, com a participação da terapeuta da fala Joana Santos e a atuação do coro de laringectomizados.

PUBLICIDADE

publicidade

O ‘workshop’ vai decorrer a partir das 17:00 de 09 de março, no Salão de São Tomás, no Seminário Maior de Coimbra, abordando os aspetos da prevenção e patologias, em diversas vertentes: tipos de voz, estrutura, qualidades, ritmo e características.

“A prestação de melhores cuidados de saúde à população foi um ‘movimento’ liderado por médicos ainda antes do alvor de Abril de 1974. Integrar as comemorações do 25 de Abril, através do Coro da Ordem dos Médicos é também valorizar o papel dos médicos na cultura, nas suas várias dimensões artísticas”, sublinha Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE