Coimbra

Médicos do Centro recusam existência de população de primeira e de segunda

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-12-2020

Médicos do Centro recusam existência de população de primeira e de segunda

 

PUBLICIDADE

Coimbra, 07 dez 2020 (Lusa) – O presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos vai pedir aos novos médicos que não permitam que haja “uma população de primeira e outra de segunda”, independentemente do hospital em que estejam a ser tratados.

“Por os doentes estarem na Guarda, na Covilhã ou em Castelo Branco não têm menos direito à saúde do que aqueles que estão em Coimbra, em Viseu ou em Aveiro. Os direitos são exatamente os mesmos e os médicos têm de os fomentar”, disse Carlos Cortes à agência Lusa.

PUBLICIDADE

O apelo vai ser deixado na terça-feira, durante o Juramento de Hipócrates, que, pela primeira vez, será feito ‘online’ e juntará entre 300 e 400 médicos formados na Universidade de Coimbra e na Universidade da Beira Interior (Covilhã) e respetivos familiares.

O médico adiantou que, no seu discurso, vai dizer aos novos médicos que, “independentemente de onde estão a exercer, não podem permitir que se estabeleça qualquer tipo de diferenças, sejam as que têm a ver com o sexo ou as orientações religiosas, seja com as diferenças geográficas”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Lamentamos que na região Centro, nos últimos anos, tenha havido uma desvalorização de alguns hospitais, fundamentalmente dos da Guarda e de Castelo Branco, que têm sido completamente esquecidos”, afirmou Carlos Cortes, exemplificando com atrasos nas nomeações para os conselhos de administração, a perda de valências e a falta de colocação de profissionais.

Na sua opinião, “isso demonstra bem que o poder político desvaloriza as populações do interior”, mas “os médicos não querem acompanhar esta desvalorização”.

“Os médicos querem que estas pessoas tenham os mesmos direitos e sejam respeitadas no acesso à saúde”, frisou.

A nova realidade devido à covid-19, que tem implicado “um esforço enorme” dos médicos, será também abordada durante o seu discurso.

“Os médicos têm de estar sempre preparados para estas adversidades e saberem entregar tudo aquilo que têm e podem para dar uma resposta e ajudar os doentes”, frisou.

Para Carlos Cortes, tem também de haver “uma consciência cívica dos médicos na sua participação no sistema de saúde”, não bastando apenas serem bons clínicos e terem capacidade técnico-científica.

“Sabemos que o ministério não gosta muito disso, preferia que os médicos não se preocupassem com essas questões, mas os médicos têm a obrigação de o fazer”, considerou o responsável, acrescentando que ninguém melhor do que eles sabe “ponderar aquilo que é melhor para os doentes, obviamente, tendo uma noção do que é a gestão”.

O responsável defendeu que “os médicos têm de voltar a ter essa responsabilidade, porque já está mais do que provado a nível internacional que, quando eles lideram, os resultados em saúde são sempre muito superiores”.

A cerimónia do Juramento de Hipócrates acontecerá através de uma plataforma que suportará a participação de mais de mil pessoas (novos médicos e seus familiares).

Carlos Cortes explicou que a secção regional decidiu manter a cerimónia “para respeitar a tradição” e por entender “que o juramento tem de ser feito antes do início da atividade profissional”, que acontecerá em 02 de janeiro de 2021.

“Já tínhamos organizado todo o juramento, estava para ser em Coimbra e na Covilhã, de forma presencial, mas tivemos que abandonar essa ideia quando percebemos que a covid-19 estava a agudizar em Portugal. Independente do respeito ou não pelas recomendações, não era a mensagem que a Ordem dos Médicos queria passar ao país”, justificou.

Futuramente, quando estiverem reunidas as condições necessárias, poderá acontecer um encontro presencial dos médicos.

“Quisemos passar a mensagem de que não nos podemos deixar vencer pelos constrangimentos da pandemia, que são muitos, e temos que nos saber adaptar”, realçou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE