Coimbra

Médicos do Centro dizem que Governo se esqueceu de nova maternidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-11-2018
 

 

PUBLICIDADE

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) disse hoje que o ministério da Saúde se esqueceu de incluir a nova maternidade de Coimbra no Orçamento do Estado para 2019, situação que classificou de inaceitável.

Em comunicado enviado à agência Lusa, Carlos Cortes, presidente da SRCOM, alerta para a ausência de investimento na nova maternidade na proposta do OE para 2019, defendendo a obra face ao “colapso” das duas atuais maternidades existentes na cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“É grave e estranho este esquecimento, há aqui um sentimento de logro. Por um lado, pede-se que se discuta a maternidade, havendo até a promessa do anterior ministro da Saúde [Adalberto Campos Fernandes], feita em Coimbra, para a sua construção. Por outro, agora, não existem verbas no Orçamento 2019 para o lançamento da obra”, denuncia Carlos Cortes.

“O que a ministra da Saúde tem de esclarecer é se o projeto da nova maternidade é para cumprir ou se as mães, crianças e profissionais foram mesmo enganados”, afirma o responsável da Ordem dos Médicos do Centro.

PUBLICIDADE

Carlos Cortes manifesta ainda “preocupação” com a necessidade de ser acautelada a capacidade assistencial às grávidas, mães e crianças “num ambiente sereno sem a constante preocupação e desgaste dos profissionais de saúde e corpo clínico”.

“Os últimos anos têm sido um desafio para todos os profissionais e utentes. As maternidades de Coimbra estão a degradar-se, sem atualização de equipamentos e infraestruturas, os profissionais estão em dois edifícios distantes, aguardando, precisamente, a construção de uma única maternidade”, sustenta.

Por outro lado, o presidente da SRCOM considera “crucial” conhecer o orçamento do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e compará-lo com os outros hospitais centrais do país.

“Seria inaceitável a região Centro continuar a ser discriminada negativamente”, alerta Carlos Cortes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE