Saúde

Médicos do Centro debatem ética em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-09-2022

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promove, em setembro e outubro, nas suas instalações de Coimbra, situadas na Avenida Afonso Henriques, um ciclo de seis debates sobre “E a ética? – Encontros e Desencontros…”.

PUBLICIDADE

Com entrada livre, estas sessões vão juntar na Sala Miguel Torga diversos palestrantes, de forma a promover uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes.

O ciclo abre no dia 8 de setembro e prolonga-se até 27 de outubro, com sessões dedicadas a temáticas diferentes, sempre às quintas feiras, das 21h30 às 23h00.

PUBLICIDADE

publicidade

Medicina baseada na evidência, na tecnologia ou na experiência?” é o tema da primeira sessão, já na próxima quinta feira. Com moderação de Manuel João Brito e Miguel Bajouco, vai ter como oradores Henrique Martins, João Pedroso Lima e Helena Donato, que intervirão depois da sessão de abertura, pelo presidente da SRCOM, Carlos Cortes.

Há que saber quando parar! Decisão de limitação terapêutica” é o mote para a segunda sessão, a 15 de setembro, Dia do Serviço Nacional de Saúde. Com moderação de Alexandra Dinis e Paula Casanova, contará com a participação de Cândida Cancelinha, Catarina Monteiro e Lèlita Santos.

PUBLICIDADE

Eu quero falar! O Consentimento informado em idade pediátrica” é o tema agendado para 22 de setembro. Moderada por Manuel João Brito e Alexandra Dinis, terá como oradores Margarida Silvestre, Rita Gonçalves e André Dias Pereira.

Ainda em setembro, no dia 29, Bárbara Santa Rosa, João Redondo e Cláudia Cruz Santos abordarão o tema “Quem cala consente? As vítimas de violência doméstica”, numa sessão moderada por Margarida Silvestre e Rita Marques.

Depois de duas semanas de pausa, a 20 de outubro, a quinta sessão abordará a temática “Better than well! Da cura à potenciação…”, que contará com as intervenções de Miguel Castelo-Branco, Jorge Saraiva e Bárbara Santa Rosa e terá como moderadores Teresa Lapa e Miguel Bajouco.

O ciclo termina a 27 de outubro, com o tema “Off Label. Quem não arrisca…”. Moderado por Carlos Fontes Ribeiro e Teresa Lapa, terá como oradores Pedro Narra Figueiredo, Manuel João Brito e Francisco Batel Marques.

Este ciclo é aberto a todos os que possam ter interesse nestes temas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE