Coimbra

Médicos condenam o monopólio das empresas de contratação no SNS

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 31-03-2016

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos defende que sejam os hopitais e os centros de saúde a contratar os profissionais de saúde para pôr fim aos contratos de médicos à hora.

PUBLICIDADE

MÉDICO

“Têm surgido muitas empresas privadas de contratação de médicos sem a mínima vocação para a área da saúde e que têm como único objetivo o lucro cego”, denuncia o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Cortes assume que “é urgente tomar uma decisão sobre esta situação”. Acresenta: “O monopólio da contratação dos médicos, nomeadamente para serviços de urgência, tem de ser obrigatoriamente dos hospitais e não de empresas cujo fim é lucrativo e não da qualidade da prestação dos cuidados de saúde”.

Em seu entender, “o Ministério da Saúde não pode pactuar com este negócio que coloca em causa a qualidade dos serviços. O Serviço Nacional de Saúde não pode ficar dependente destas empresas intermediárias”. Em janeiro, perante incumprimento e falhas graves nas escalas, o presidente da Secção Regional do Centro solicitara ao Ministério da Saúde a realização de uma auditoria às empresas de subcontratação de médicos.

PUBLICIDADE

“Ao Ministério da Saúde exige-se o fim da hegemonia das empresas de subcontratação para os recursos humanos no sistema de saúde público. É urgente acabar com este negócio. A bem de uma saúde de qualidade e em nome dos doentes, os hospitais e centros de saúde deveriam contratar diretamente os seus profissionais, através de concursos públicos transparentes”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE