Médicos de Coimbra referenciados em escândalo das operações de mudança de sexo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-09-2017

José Manuel Silva, ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, é referenciado numa investigação da TVI em que o médico Décio Ferreira, indicado como o “único médico que durante 16 anos operou quem queria mudar de sexo no Serviço Nacional de Saúde”, é acusado de “pressionar os utentes a irem para um hospital privado para onde foi trabalhar, o que terá acontecido depois de se ter reformado.

PUBLICIDADE

mundança de sexo

A TVI que conversou com João Décio Ferreira, afirma que tentou ouvir a administração do Hospital de Jesus, onde o médico opera, mas não obteve resposta.

PUBLICIDADE

A TVI cita e mostra diversas comunicações onde Décio Ferreira sugere que os doentes pressionem o Ministério da Saúde, Deputados e a Ordem dos Médicos. “Temos de os apanhar pelos tomates”, terá dito o cirurgião que terá pedido aos doentes para pressionarem estas entidades.

A Unidade de Reconstrução Génito-Urinária (Urgus) do CHUC era dirigida pelo psiquiatra António Reis Marques, que acha estranho que José Manuel Silva, nunca tenha falado com ele sobre este assunto, mas o antigo Bastonário da Ordem dos Médicos argumenta que não lhe cabia investigar.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma operação de mudança de sexo pode custar “muitos milhares”, pode mesmo chegar “aos 25-30 mil”.

Segundo a estação, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, os médicos foram impedidos de falar com a repórter da TVI, Ana Leal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE