Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

MediaPrimer desenvolve plataforma destinada à estimulação, manutenção e reabilitação cognitiva de seniores.

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 15-06-2015

Num momento em que se assiste ao envelhecimento demográfico da população, com projeções que apontam a existência de 398 adultos idosos por cada 100 jovens em Portugal no ano 2050, e a idade é consensualmente considerada como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de demência, nomeadamente da Doença de Alzheimer, a plataforma de estimulação e treino cognitivo primerCOG pretende ser uma resposta adequada à promoção do envelhecimento saudável.

PUBLICIDADE

unnamed (1)

O primerCOG é uma plataforma desenvolvida pela MediaPrimer, com o suporte científico do Centro de Neurociências de Coimbra, que pode ser utilizada quer por seniores saudáveis quer por seniores com perfis clínicos de demência.

PUBLICIDADE

publicidade

Sendo destinado à estimulação, manutenção e reabilitação cognitiva de seniores, primerCOG assume-se como uma ferramenta útil para especialistas em saúde mental, psicólogos e outros profissionais que acompanham indivíduos com diferentes níveis de deterioração cognitiva no contínuo entre as alterações cognitivas devidas ao envelhecimento normal e as alterações cognitivas patológicas ligeiras.

É também uma ferramenta útil para todos os adultos e idosos que desejem potenciar as suas capacidades através do treino cognitivo testado com pleno êxito na Cáritas Diocesana de Coimbra.

PUBLICIDADE

Como nos afirmou o responsável pela plataforma primerCOG e coordenador da equipa de investigação e desenvolvimento,  José Carlos Teixeira “A MediaPrimer colocou ao serviço do envelhecimento com qualidade as suas competências em desenvolvimento centrado no utilizador, nomeadamente na construção de interfaces totalmente adaptadas a seniores que respeitam e consideram as características e condicionantes dos vários utilizadores finais. Face a este excelente trabalho, a MediaPrimer espera que este possa ser aproveitado pela sociedade. O consórcio Ageing@Coimbra pode ser um bom enquadramento para sedimentar mais este trabalho que resulta das competências científicas e tecnológicas existentes em Coimbra.”.

 A Cáritas Diocesana de Coimbra tem vindo a apostar na experimentação de novas tecnologias de apoio aos idosos que melhorem a sua qualidade de vida, sendo a prevenção das doenças degenerativas uma linha de atua- ção prioritária. Nesta área, foi testada na Cáritas de Coimbra a plataforma primerCOG, em utentes das valências de idosos do Centro Rainha Santa Isabel.

Durante a aplicação do primerCOG na Cáritas Diocesana de Coimbra, que ocorreu depois de outras experiências anteriores em instituições de Coimbra e Lousã, foi possível verificar um excelente grau de aceitação por parte dos vários utilizadores, nomeadamente uma senhora de 94 anos que não tinha experiência anterior com sistemas informáticos, e constatar um número insignificante de dificuldades quer ao nível da compreensão quer ao nível da interação com o sistema. Todos os seniores envolvidos neste piloto de utilização do primerCOG afirmaram que raramente sentiram dificuldade em ler os conteúdos e consideraram as diversas funcionalidades das atividades “adequadas” ou “muito adequadas”.

“Estamos perante um desenvolvimento feito a pensar nos utilizadores pelo que, através do seu alto nível de usabilidade, se espera que esta plataforma, com uma fundamentação científica sólida, possa ter efeitos reais no envelhecimento bem-sucedido de todos. Com a colaboração de todos os que sintam que podem contribuir positivamente nesta área teremos uma plataforma primerCOG de referência, nacional e internacional”, concluiu José Carlos Teixeira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com