Primeira Página

Mealhada vai tratar a água da fonte onde o leitor enche os garrafões no Luso

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 27-02-2024

A Câmara da Mealhada aprovou o lançamento de um concurso para tratamento da água da  Fonte de S. João, no Luso, no valor de 215 mil euros, com um prazo de execução de 150  dias. O objetivo é melhorar a qualidade da água em bica e também no abastecimento à rede  pública.  

PUBLICIDADE

A empreitada visa o tratamento microbiológico da água que alimenta as bicas da Fonte de São  João, no Luso, bem como melhorar o tratamento do PH da água captada nesta fonte e distribuída  na rede pública. A empreitada inclui ainda a colocação de um sistema de segurança de intrusão e  de um sistema de supervisão capaz de detetar e controlar perdas de água.  

A água das bicas da Fonte de S. João, atualmente água bruta (sem tratamento) vai passar a ser  tratada ao nível microbiológico, através de um sistema de ultravioletas, sem injeção de quaisquer  produtos químicos.  

PUBLICIDADE

publicidade

Já no que respeita à água captada nesta fonte para abastecimento da rede pública, esta será  tratada em reservatório de forma a cumprir as diretrizes relativas ao PH. “Temos alguns problemas  que urge corrigir, nomeadamente no que se refere ao PH, que é muito baixo. Aproveitamentos e  melhoramos o processo de desinfeção quer da água das bicas, quer da água que é introduzida no  abastecimento público”, explica António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da  Mealhada.  

A Fonte de S. João, situada no centro do Luso, tem 12 bicas e é um local de muita afluência para  enchimento de garrafões de água para uso público. Tem nascente no local que, além da fonte,  abastece a rede pública de distribuição de água.  

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE