Região

Mealhada recebe Winter Food Fest com mesa de produtos da região de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-01-2023

Os produtos gastronómicos da região de Coimbra vão ser as grandes estrelas do Winter Food Fest, um evento gastronómico que vai decorrer na Mealhada, nos dias 13,14 e 15 de janeiro. 

PUBLICIDADE

A iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIMRC), encerra as atividades da distinção “Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”. Além de mostrar, dar a provar e a comprar os produtos da região, este festival procura também combater a sazonalidade do turismo, afirmou Emílio Torrão, presidente da CIMRC na apresentação do evento, esta quarta-feira, 4 de janeiro.

“Esta é a altura de dar o salto”, afirmou Jorge Brito, secretário executivo da CIMRC reforçando a ideia de que este será “deliberadamente um festival de inverno para combater a sazonalidade e atrair turistas fora de época”.

PUBLICIDADE

O Winter Food Fest vai decorrer na rua Doutor José Cerveira Lebre, no centro da Mealhada, em duas tendas: uma com 19 stands, um por município da Região de Coimbra, onde serão mostrados e vendidos os produtos de cada concelho, outra com um palco onde serão feitos showcookings, provas, palestras e animação, explicou ao NDC António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal anfitriã. O festival é de entrada livre.  

O Winter Food Fest é a primeira de várias iniciativas pensadas para os próximos meses e que pretendem afirmar a Região de Coimbra como uma “Região de Gastronomia”. “Queremos promover os produtos endógenos, quebrar a sazonalidade e chamar a atenção para as cadeias curtas”, explicou Emílio Torrão, afirmando que esta será “a primeira vez que um evento deste género vai juntar os 19 municípios da CIM”.

PUBLICIDADE

publicidade

O chef Marco Almeida que abriu recentemente em Coimbra o restaurante O Palco, que procura recorrer apenas a produtos da região, é o embaixador do festival e também marcou presença na apresentação, assim como o chef Luís Lavrador, Jorge Loureiro, da Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e Jorge Brandão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Veja o direto NDC com António Jorge Franco:

Veja o direto NDC com Jorge Brito:

Veja a conferência de apresentação do Winter Food Fest na íntegra: 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE