Vamos

Mealhada recebe uma semana de festa com música, artesanato e delícias locais

Notícias de Coimbra | 16 horas atrás em 07-05-2025

De 7 a 15 de junho a Mealhada recebe a Feira de Artesanato e Gastronomia 2025. Serão nove dias de música que se junta ao artesanato oriundo de todo o país e à gastronomia local. As entradas são gratuitas.

São nove dias de festa, no centro da cidade, com propostas para a toda a família: concertos e espetáculos, no palco principal e palco coletividades, mostra de artesanato, área de gastronomia e tasquinhas, espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, oficinas e atividades diversas.

“É um dos maiores eventos que a Mealhada tem, ligado muito ao artesanato, mas também muito ligado a um palco em que trazemos bandas nacionais e internacionais”, revela António Jorge Franco na conferencia de apresentação do evento.

PUBLICIDADE

O objetivo, revela, é trazer as pessoas para o centro da Mealhada de forma a dar a conhecer o comércio local. O certame contará com aproximadamente 100 artesões de norte a sul do país e nove tasquinhas comandadas pelas várias associações das freguesias do concelho.

Gabriela, fadista que participou no programa “Estrelas ao Sábado”, é a primeira artista a pisar o palco, logo a 7 de junho, na primeira parte do projeto “Para sempre Marco”. Dia 8 de junho, a noite é das bandas finalistas do festival Termómetro.

O Palco principal recebe, a 9 de junho, o projeto local Electrik band, seguindo-se The Legendary Tiger Man, nome artístico do músico e compositor português Paulo Furtado.

A 10 de junho, a noite começa com Francisco Saldanha, seguindo-se o inconfundível Augusto Canário, a trazer a música popular portuguesa à Feira de Artesanato e Gastronomia.

A 11 de Junho, PAMA abre a noite, pelas 21:00, seguindo-se Chico da Tina, afamado artista e trovador português.

O fado vai invadir a noite de 12 de junho. Leonor Quinteiro sobe ao palco para a abertura de Gisela João, intérprete da música portuguesa da atualidade, reconhecida com os prémios Blitz, Time Out, Expresso e o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional. 

Os sons do Brasil vão dominar a noite de 13 de junho. Primeiro sobe ao palco Xandinho, seguindo-se o cabeça de cartaz do certame deste ano, Gabriel O Pensador.

A 14 de junho, a noite começa com Sede Bandida e prossegue com o espetáculo dos DAMA. O último dia da Feira, 15 de junho, será dedicado ao samba. As quatro escolas de samba – Batuque, Mangueira, Real Imperatriz e Tijuca – sobem ao palco a partir das 14:30, seguindo-se o grupo de música brasileira, Grupo Forrobodó.

A Feira mantém o figurino do último ano, crescendo do jardim Municipal para a Avenida 25 de Abril, com artesanato, gastronomia e zona de espetáculos. O artesanato ocupará a área do Jardim Municipal, tal como o placo de coletividades. As tasquinhas situar-se-ão junto ao Edifício dos Paços do Concelho e os espetáculos principais voltam a ocorrer na Praça do Choupal, terminando pelas 24h00, de forma a assegurar o descanso desta zona residencial.

Ao Notícias de Coimbra, António Jorge Franco afirma que esta “é uma feira para todos, não só para pessoas que residem no Conselho da Mealhada, mas para todas as famílias da nossa região e até do nosso país”. O presidente refere que o “objetivo principal é dinamizar a economia no centro da cidade” e promover “uma semana de festa, de confraternização, de criar amizades e de recordar”.

Veja o direto:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE