Coimbra

Mealhada recebe espectáculos de Aurea, António Raminhos, Miguel Araújo, Fernando Mendes e José Raposo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-12-2018

Teatro, música, stand-up comedy, peças infantis e exposições são algumas das propostas que integram a programação do Cineteatro Messias, na Mealhada, no primeiro semestre de 2019. Aurea, António Raminhos, Miguel Araújo, Fernando Mendes ou José Raposo são alguns dos artistas que pisarão este palco.

PUBLICIDADE

Inaugurado, há cerca de um ano, um novo modelo de gestão do Cineteatro Messias, que conjuga as atividades locais com grandes produções nacionais, a programação do primeiro semestre de 2019 é a mais ambiciosa desta nova fase.

PUBLICIDADE

publicidade

O ano começará com o espetáculo de António Raminhos, que promete fazer rir e mais rir. Continuará, ainda em janeiro, com um espetáculo de variedades de boas vindas ao Ano Novo. Prosseguirá, em fevereiro, com música clássica, num concerto que reúne a Orquestra Clássica do Centro com músicos das filarmónicas do município da Mealhada. Fevereiro será ainda o mês para o concerto de Aurea, uma atuação única em que a artista combinará os grandes êxitos com o mais recente trabalho “Restart”. Ainda neste mês há espaço para a banda “Tributus”, a prestar homenagem a Pink Floyd, Supertramp e Queen.

Março terá início com a peça de teatro infantil “Hakuna Matata”, numa produção e com um elenco de elevado nível.  Prossegue com Fernando Mendes, que estará no Messias com “Insónia”, um espetáculo para brincar com coisas sérias. Ainda neste mês, há espaço para a Orquestra de Jazz Conservatório de Coimbra e para a peça de teatro “A viúva e o papagaio”, da Caixa de Palco.

PUBLICIDADE

Abril começará com teatro infantil, com a peça Madagáscar, e seguirá com o concerto de Miguel Araújo, músico, cantor, compositor e letrista português de enorme sucesso, autor de alguns dos maiores sucessos portugueses do início do séc. XXI, como o “hit” “Anda Comigo Ver os Aviões”.

Pelo palco do Messias passarão, em maio, PAMA, cantor mealhadense que irá apresentar o seu segundo álbum, e os consagrados atores José Raposo, Vera Mónica e Sara Barradas, numa divertida peça de teatro popular e musical. Segue-se, no mesmo mês, o contagiante humor de Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, num espetáculo de stand-up comedy imperdível.

A programação deste primeiro semestre de 2019 terminará, em junho, com mais uma peça para crianças, desta vez, “A Bela e o Monstro”. 

Como habitualmente, mantêm-se as sessões de cinema, com os filmes da atualidade, e as exposições permanentes “Mata do Bussaco nas 4 estações do ano” e “Quotidianos”.

Na opinião do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, “esta é a programação regular mais ambiciosa e mais transversal dos últimos anos, no Cineteatro Messias”. “Vamos manter a aposta, de enorme êxito, no teatro musical infantil, com o apoio de duas companhias de teatro muito prestigiadas e aplaudidas. Vamos trazer grandes concertos musicais, com artistas de topo na atualidade musical portuguesa, que têm centenas de milhar de seguidores nas redes sociais e as suas músicas registam milhões de visualizações no youtube”, afirma o autarca.

“Na música, teremos concertos de jazz, clássico, rock sinfónico e muito mais. Vamos aproveitar o espetáculo da Orquestra de Jazz do Conservatório de Coimbra para oferecer 100% da bilheteira, em partes iguais, aos bombeiros da Pampilhosa e da Mealhada e à delegação local da Cruz Vermelha, envolvendo neste evento músicos das filarmónicas de Barcouço e da Pampilhosa”, refere Rui Marqueiro.

Esta programação, que combina as coletividades locais com espetáculos de âmbito nacional, além da cultura, procura ser atrativo e afirmar a Mealhada como destino, fazendo com que as pessoas se desloquem aos espetáculos, fiquem alojadas e usufruam da restauração local. Esta visão integrada defendida pelo Executivo é partilhada por alguns agentes económicos que já se tornaram mecenas do Cineteatro, como o restaurante Rei dos Leitões, o Grande Hotel do Luso e as Termas de Luso. O Grande Hotel irá, de resto, disponibilizar packs de estadia com espetáculos já incluídos.

O presidente da Câmara lembra ainda que, para além desta programação cultural, haverá ainda lugar a dezenas de espetáculos promovidos pelas coletividades concelhias. “Temos a casa aberta, cada vez mais, a produções externas nacionais de qualidade, é um facto, mas as nossas associações, os nossos promotores culturais do município da Mealhada nunca deixarão de ter as portas abertas do Cineteatro Messias para, eles próprios, mostrarem a sua arte, promoverem as nossas tradições e, se o desejarem, criarem, com os seus eventos, importante fonte de receita para equilibrar os seus orçamentos”, afiança Rui Marqueiro.

“Hoje, apresentamos o voucher ‘Em 2019, ofereça cultura!’. Convido os empresários e as empresas a adquirirem vouchers para oferecerem aos seus colaboradores, clientes, fornecedores e amigos. Será uma forma de apoiar a programação do Cineteatro Messias e garantir que esta terá continuidade, futuro. É que, sem o apoio de todos, tudo será mais difícil. O nosso incentivo, a nossa motivação é ver os espetáculos com casa sempre cheia”, afirma o autarca.

Já em relação ao website do Cineteatro Messias, que foi apresentado publicamente hoje, Rui Marqueiro salientou o facto dele conter respostas às principais questões/dúvidas dos clientes da sala municipal de espetáculos, bem como aos potenciais interessados em promover ali eventos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE