Região

Mealhada reabre as piscinas municipais ao público

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 10-01-2024

As Piscinas Municipais da Mealhada reabrem ao público dia 20 de janeiro após as obras de beneficiação. As inscrições para a frequência decorrem já a partir de dia 16 de janeiro, estando marcados, para dia 20, os testes de aferição do nível técnico dos utentes, que possibilitarão a posterior constituição de turmas. As aulas têm início dia 1 de fevereiro.

PUBLICIDADE

“Conseguimos, finalmente, concluir esta obra, que se tornou demasiado morosa e, apesar de abrirmos uma piscina que não está beneficiada na sua totalidade, porque o projeto inicial não o previa, o importante, agora, é que a infraestrutura consiga dar resposta às necessidades da população”, afirma António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

As Piscinas Municipais da Mealhada irão reabrir ao público no próximo dia 20 de janeiro, com a retoma das aulas de natação, natação para bebés, hidroginástica e frequência em regime livre. Na próxima semana, tem início o processo de inscrições, que será faseado, de acordo com a modalidade que o utente pretende frequentar.

PUBLICIDADE

Assim, dias 16 e 17 de janeiro, serão aceites inscrições de hidroginástica e natação para bebés (6 meses até aos 3 anos). Os dias 18 e 19 de janeiro, estão reservados à inscrição para aulas de natação.

As inscrições serão feitas de forma presencial, com o cartão do cidadão, no Espaço Inovação Mealhada, no horário 10h>12h e 15h>20h. Porém, no dia 19 de janeiro, decorrem apenas no horário da tarde e, a partir de 22 de janeiro, já deverão ser feitas na secretaria das Piscinas Municipais, no horário de funcionamento. Cada utente só poderá efetuar inscrições referentes a familiares de 1.º grau de parentesco (pai, mãe, filhos) e avós.

PUBLICIDADE

publicidade

Para as aulas de hidroginástica e natação para bebés, a inscrição ficará imediatamente efetivada. Já para as aulas de natação, será efetuada uma pré-inscrição, seguida da marcação de um teste de diagnóstico do nível técnico, que acontecerá dia 20 de janeiro, durante a tarde. Só após a realização do teste diagnóstico poderá ser efetuada a inscrição numa turma/horário adequada ao respetivo nível técnico apresentado.

Os testes diagnósticos serão realizados por ordem da pré-inscrição. Na impossibilidade de realização do teste diagnóstico à hora marcada, o utente fica sujeito às vagas existentes após a remarcação do teste. Sendo as vagas nas turmas/horários limitadas, mesmo com a  realização do teste, não forma de garantir a existência de vaga, podendo o utente ficar inscrito numa lista de espera.

As aulas terão início dia 1 de fevereiro, com os pagamentos a serem efetivados entre 1 e 8 de fevereiro.  Até essa data, as Piscinas Municipais funcionarão na modalidade de regime livre.

A empreitada de beneficiação das Piscinas Municipais foi adjudicada em dezembro de 2020, por 1.369.337,37 euros, mas a obra, cuja data de conclusão era de final de 2021, atravessou diversas dificuldades, nomeadamente os constrangimentos da pandemia, quer humanos, quer de materiais, bem como algumas questões técnicas que tiveram que ser revistas, como foi o caso do projeto contra incêndios que não foi acautelado de início.

A empreitada incidia sobre a melhoria da eficiência energética, estando prevista a construção de uma central térmica de produção de energia com utilização de biomassa e aplicação de painéis solares, mas optou-se pela não aplicação da central térmica, uma vez que “esta assentava em equipamento não adequado para o fim a que se destinava e não garantia o nível mínimo de eficiência energética, de 30%, para o projeto ser elegível para financiamento comunitário”.

“O projeto inicial teve que ser alterado, fizemos uma segunda empreitada para beneficiar os interiores da piscina que não estavam contemplados e, mesmo assim, no futuro, ainda teremos que melhorar alguns aspetos”, explica o presidente da autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE