Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Mealhada: Presidente da Câmara exige celeridade na alteração dos estatutos da Mata do Bussaco

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-11-2020

O presidente do município da Mealhada deixou hoje um aviso ao ministro do Ambiente e da Ação Climática para que até ao final do ano cumpra a promessa de reformular os estatutos da Fundação Mata do Bussaco (FMB).

PUBLICIDADE

“Espero que cumpra rapidamente a promessa feita na Comissão de Agricultura e Mar até final de 2020, alterando a Resolução do Conselho de Ministros de 2013 que tem criado múltiplos constrangimentos à gestão diária da Mata, que vive exclusivamente de receitas próprias e do apoio da Câmara”, disse Rui Marqueiro (PS).

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca da Mealhada, distrito de Aveiro, agradeceu hoje publicamente aos deputados da Assembleia da República que votaram na quinta-feira a favor da atribuição de financiamento do Fundo Ambiental à FMB, já em 2021, que permite responder financeiramente aos vários desafios da sua gestão.

Entre eles, o presidente da Câmara destacou o empenho do social-democrata Bruno Coimbra, que “fez política pela positiva e isso é muito louvável”.

PUBLICIDADE

A proposta de financiamento partiu dos deputados do PSD, eleitos pelo círculo de Aveiro.

O financiamento estatal vai permitir, segundo Rui Marqueiro, “a cobertura dos resultados financeiros prejudicados pelo contexto pandémico atual e suportar os montante das componentes nacionais exigidas nas candidaturas a vários fundos e programas”.

O autarca salientou que “para o Bussaco dar o salto qualitativo que necessita, é crucial que a administração central altere o atual modelo de gestão e assuma maior responsabilidade na concretização deste esforço de gestão”.

Em tom firme e sério, Rui Marqueiro afirma que “é isso que nos foi prometido pelo Governo, e é isso que esperamos que seja cumprido até final de dezembro próximo”.

A Mata do Bussaco ocupa 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas (plantas lenhosas) da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis, sendo uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com