Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Mealhada participa na Festa do Mosaico CenCyL

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 25-09-2022

A Mealhada participa na Festa do Mosaico CenCyL 2022, que está a iniciar-se e se prolongará pelos meses de outubro e de novembro. A iniciativa, que une Portugal e Espanha, contempla diversas atividades relacionadas com o tema “O Mosaico – Património e Criatividade”. As atividades, presenciais e online, dirigem-se a todos os interessados, bem como ao público escolar.

PUBLICIDADE

A festa congrega Sítios, Monumentos e Museus da Região Centro de Portugal e da Comunidade de Castela e Leão, em Espanha. É um evento que procura promover o património cultural relacionado com o Mosaico de diversos períodos históricos, apelando, igualmente, à criatividade de cada um. Os participantes são desafiados fazer as suas próprias criações, inspirando-se, para tal, no património rico e diversificado presente em diversos Sítios e Monumentos como, por exemplo, no Convento de Santa Cruz do Bussaco com o seu conjunto de “embrechados”.

A participação é feita presencialmente nos locais selecionados para a realização de algumas das atividades, ou online, através de códigos QR. Nesta é possível participar criativamente utilizando o smartphone pessoal ou um tablet. Poderá criar os seus mosaicos digitais e enviar os seus preferidos para serem apresentados na Exposição Virtual, no website https://festadomosaico.pt. Bastará anexar os ficheiros “png” gerados no seu dispositivo ao seu email dirigido a contact@mosaicolab.pt .

PUBLICIDADE

publicidade

Mealhada é um dos municípios participantes na iniciativa transfronteiriça, recebendo as três vertentes de atividades do programa durante os meses de setembro, outubro e novembro.

“Trata-se de uma iniciativa interessante, quer do ponto de vista turístico, quer cultural, uma vez que remete e procura dar visibilidade a elementos de elevada importância patrimonial que nem sempre têm o palco que merecem e que, pela sua valia histórica e patrimonial, ajudam a diversificar e diferenciar a experiência turística”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

PUBLICIDADE

A Festa do Mosaico CenCyL é uma iniciativa desenvolvida no seio da Comunidade de Trabalho CenCyL, sob a responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da Junta de Castela e Leão.
Concebida e coordenada pela MosaicoLab.Pt, a Festa do Mosaico deseja promover a “pessoa criativa” através do contacto dos públicos com o Património Cultural e das experiências criativas que propõe em contextos adequados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com