Conecte-se connosco

Restaurantes

Mealhada no top do Guia de Restaurantes da Região de Coimbra

Publicado

em

Dez restaurantes do concelho foram distinguidos, hoje, no Cineteatro Messias, numa cerimónia de entrega de placas e diplomas do Programa Seleção, Gastronomia e Vinhos (SGV) da Região de Coimbra, coorganizada pelo Município da Mealhada.

As placas e os diplomas do Programa SGV da Região de Coimbra, promovido pela AHRESP, foram entregues aos 38 restaurantes pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, por Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, por Raul Almeida, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC) e pelos representantes das câmaras municipais.

O concelho da Mealhada foi o que registou o maior número de restaurantes distinguidos: dez no total. Burguezia do Leitão, Couceiro’s dos Leitões, Grande Hotel de Luso, Pedro dos Leitões, Rei dos Leitões, Restaurante O Cesteiro, Restaurante Pedra de Sal, Restaurante Pic Nic dos Leitões, Restaurante Típico da Bairrada e Taberna Belo foram os restaurantes cujo serviço e desempenho cumpriram os critérios de qualidade verificados pelas equipas auditoras no domínio gastronómico, técnico e de serviço.

Para Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, “é uma honra e um orgulho ver restaurantes que são bastiões da oferta diferenciadora do concelho, com créditos firmados no mercado que, com vontade e humildade, colheram este desafio, desde o mais antigo e histórico restaurante da Mealhada ao mais reconhecido e premiado nacional e internacionalmente”. Filomena Pinheiro aproveitou a ocasião para pedir o apoio, o empenho e o reconhecimento da secretária de Estado do Turismo para a Mata Nacional do Bussaco, para a vila termal do Luso e para as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão.

A secretária de Estado do Turismo deixou uma mensagem para os empresários: “É importante que sejam exigentes com o território e com as vossas equipas, sobretudo no recrutamento que vão fazendo nas vossas empresas. Temos de ter pessoas altamente especializadas a trabalhar nos nossos restaurantes e nos hotéis. Formem-nos e invistam neles”.

Mereceram ainda a distinção restaurantes de outros 13 municípios da CIMRC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Tábua.

Estes restaurantes juntam-se, assim, aos 79 que já fazem parte do Guia de Restaurantes SGV da Região de Coimbra desde 2018.

O programa SGV da Região de Coimbra tem como objetivo a qualificação da oferta gastronómica e a promoção da gastronomia portuguesa e regional como elemento diferenciador da oferta turística. Pretende-se, igualmente, incentivar o consumo dos produtos regionais, tradicionais e qualificados bem como promover os vinhos de denominação de origem controlada, entre outros objetivos.

A finalidade da marca SGV é criar uma rede que garanta a satisfação dos seus clientes, contribuindo para a qualificação da oferta gastronómica da região de Coimbra, promovendo e valorizando a gastronomia portuguesa.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade