Escolas

Mealhada investe cerca de 200 mil euros na criação de zonas com sombra em escola

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 18-09-2023

 A Câmara da Mealhada tem em curso uma empreitada para criar zonas com sombra na Escola Básica nº2 (EB2) da cidade, num investimento que ronda os 200 mil euros, revelou hoje esta autarquia do distrito de Aveiro.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal da Mealhada informa que esta empreitada, que serve para garantir maior comodidade à comunidade escolar, foi adjudicada no final de julho e tem cinco meses de prazo de execução.

“A intervenção na EB2 inclui diversas ações, nomeadamente a criação de áreas de sombreamento, com cobertura verde e muros verdes, numa paragem de autocarro e junto à fonte, a criação de áreas tensionadas (de sombra) na sua envolvente e a plantação de espécies resistentes ao stress hídrico no jardim”, descreve.

PUBLICIDADE

Segundo a autarquia, serão também criados poços para recolha de águas pluviais, bem como um sistema de rega inteligente.

A empreitada faz parte do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra e que abrange ainda os municípios de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

publicidade

No Município da Mealhada, o projeto incluiu ainda intervenções no Parque da Cidade, com “a criação de sistemas de nebulização na esplanada e em áreas de lazer, inclusive com sistemas móveis e no Mercado Municipal, com a criação de trincheiras de retenção de águas”.

A candidatura “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”, que ascende a um milhão de euros, foi aprovada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e Fundo de Coesão, ao abrigo do aviso de Concurso POSEUR-08-2019-11: Projetos de demonstração em matéria de adaptação às alterações climáticas e disseminação de boas práticas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE