Portugal

Mealhada “goza” com os foliões e cancela desfile de carnaval em cima da hora

Notícias de Coimbra | 8 minutos atrás em 15-02-2026

O Carnaval da Mealhada foi afetado pelas condições meteorológicas, que levaram ao cancelamento do desfile deste domingo, 15 de fevereiro. A decisão foi anunciada após uma reunião entre a organização e as autoridades, incluindo a Proteção Civil, que alertaram para a previsão de chuva ao longo da tarde.

“Foi uma decisão difícil”, admitiu Márcio, presidente da ABC, em declarações à comunicação social. “As condições climatéricas não eram favoráveis e, embora a chuva não fosse muito forte, poderia comprometer os fatos e adereços das escolas. Estas fantasias representam um investimento de um ano de trabalho e o risco de estragar tudo com a água era grande.”

O adiamento do desfile foi considerado necessário por questões de segurança, tanto para os participantes quanto para o público. Márcio referiu ainda que, embora os portugueses sejam resilientes, “não seria sensato forçar a realização do desfile com o risco de as pessoas ficarem ensopadas ou, pior, doentes.”

PUBLICIDADE

“O prejuízo financeiro também seria muito grande”, acrescentou. “Não poderíamos correr o risco de comprometer o evento, que é o culminar de muito esforço.”

Para aqueles que já tinham comprado bilhetes para o desfile, a organização ofereceu duas opções: a devolução do dinheiro ou a troca para os desfiles de segunda e terça-feira. “Se, por algum motivo, os desfiles de segunda e terça também não acontecerem, os bilhetes serão remarcados para novas datas”, explicou Márcio

Apesar do cancelamento, a festa não para. As escolas de samba e o público foram convidados a deslocar-se para a tenda, onde as apresentações continuaram. “As escolas irão se apresentar na tenda a partir das 16:30, e vamos fazer uma grande festa com o João Baião, que vai animar a tarde com o programa ‘Domingão’ transmitido em direto”, informou.

A tenda será um espaço protegido da chuva e servirá para garantir que a animação continue, apesar do imprevisto.

Márcio também revelou que o cancelamento do desfile deste domingo pode representar um prejuízo financeiro significativo para o evento. “O prejuízo poderá rondar os 20 a 30 mil euros, com custos associados aos contratos com prestadores de serviços e outros compromissos financeiros.”

“A nossa prioridade é que o Carnaval da Mealhada continue a ser um grande evento. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que os desfiles de segunda e terça-feira aconteçam como previsto”, concluiu o responsável.