Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Mealhada é Cidade Educadora que reafirma valor da educação nas políticas públicas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 02-12-2022

A Câmara da Mealhada é uma das 90 cidades portuguesas que integra a rede de Cidades Educadoras, comprometendo-se com os objetivos de maximização da educação e formação cívica nas suas políticas públicas.

PUBLICIDADE

O Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se comemorou no dia 30 de novembro, sob o mote “Cidade de Paz e das Oportunidades”, foi assinalado, na Mealhada, com a participação de vários setores da sociedade, da educação à cultura e ao setor social, numa abrangência da comunidade paralela à que é plasmada nos princípios da Cidade Educadora.

“Educar é mais do que ensinar. Na Cidade há muitas formas de formar e de educar e esse é o nosso papel enquanto comunidade. Formar e educar em tudo: nas artes, na cultura, no desporto, na educação ambiental, na literacia para os media, na sustentabilidade económica, na educação inclusiva, no direito à educação. A Cidade Educadora compromete-se com a formação da comunidade nos mais diversos aspetos e todas as nossas políticas públicas devem incutir as dimensões capacitadora e emancipadora dos cidadãos”, referiu Gil Ferreira, vereador da Educação e Cultura.

PUBLICIDADE

publicidade

A cerimónia, que contou com a interpretação do hino das Cidades Educadoras, pela Oficina da Música da EB2 da Mealhada, com a Tuna da Universidade Sénior CADES, com a presença da APPACDM – Centro Santo Amaro de Casal Comba e com o hastear de bandeiras e largada de pombas, foi o culminar de uma semana com diversas atividades, desde sementeiras a plantações e oficinas de reutilização de materiais para os murais propostos pela Associação Internacional das Cidades Educadoras.

“As Cidades Educadoras realçam as políticas de educação, mas quero salientar a vertente da educação que devemos uns aos outros, nos locais de trabalho, nas aldeias, nas cidades, em casa. Temos todos que partilhar e vivenciar a paz, a inclusão, o amor e o carinho, porque acredito que a educação começa nas relações pessoais”, afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

PUBLICIDADE

Recorde-se que o Município da Mealhada integrou a Associação Internacional das Cidades Educadoras em 2017.

Com a celebração do Dia Internacional, este ano sob o mote “A Cidade Educadora, cidade da paz e das oportunidades”, este município procura mobilizar agentes sociais para a junção de esforços na promoção da paz, da convivência, da solidariedade e da inclusão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com