Coimbra

Mealhada deteta precocemente anomalias auditivas e visuais em crianças do pré-escolar

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-09-2018

Um rastreio realizado pelo Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM), em parceria com a Câmara da Mealhada e freguesias, permitiu detetar precocemente “anomalias auditivas e visuais” em crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O programa de rastreios auditivos e visuais às crianças avaliou um milhar de crianças dos diversos jardins-de-infância e escolas básicas do concelho da Mealhada, tendo detetado de forma precoce problemas do foro oftalmológico em 224 crianças, maioritariamente do pré-escolar, e problemas auditivos em 46 crianças.

PUBLICIDADE

Um segundo programa de saúde do Hospital da Misericórdia, denominado “O coração é a razão”, abrangeu o rastreio de cidadãos idosos que apresentam um risco moderado de desenvolvimento de doenças cardiovasculares nos próximos dez anos.

Segundo fonte do Hospital, o trabalho de campo incluiu, complementarmente aos rastreios, consultas de enfermagem, uma avaliação com cardiologista e intervenção aos níveis nutricional e do exercício físico.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os resultados demonstraram melhorias significativas ao nível dos membros inferiores, a redução do índice de massa corporal, a redução da pressão arterial e, em consequência, a melhoria de qualidade de vida dos utentes participantes”, refere uma nota divulgada hoje pela autarquia.

Os dois programas resultam de um protocolo entre a Câmara Municipal da Mealhada, as Juntas de Freguesia e o Hospital da Misericórdia. No caso de “O Coração é a razão”, uma unidade móvel de saúde percorreu o município, tendo os rastreios feitos aos alunos sido feitos nos respetivos estabelecimentos de ensino.

A Câmara Municipal assegurou a maior parte do financiamento do projeto (cerca de 42 mil euros anuais), cabendo às freguesias uma componente, num total de cerca de oito mil euros.

No ano letivo que agora começa (2018/19), o programa entra numa segunda fase com o alargamento aos restantes níveis de ensino da rede pública e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, abrangendo cerca de dois mil alunos.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, considera o programa “um êxito”, sublinhando que o município beneficia do facto de possuir uma estrutura do tipo do HMM, “funcionando de forma complementar ao Serviço Nacional de Saúde”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE