Coimbra

Mealhada celebra Dia Nacional dos Moinhos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-03-2016

A Câmara Municipal da Mealhada assinala o Dia Nacional dos Moinhos com atividades abertas a toda a população nos moinhos do concelho, no Lograssol e em Santa Cristina, durante 4 dias.

PUBLICIDADE

moinhos

O Dia Nacional dos Moinhos celebra-se a 7 de abril e, mais uma vez, o Município associa-se à Rede Portuguesa de Moinhos com um vasto programa de atividades em torno dos moinhos de água de Santa Cristina e do Lograssol, situados na freguesia da Vacariça, nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril.

PUBLICIDADE

As atividades programadas são diversas e abrangentes. Os visitantes terão oportunidade de ver e ouvir o antigo moleiro Armindo Lopes a mostrar como funciona o moinho de Santa Cristina ou a antiga moleira Laurinda Oliveira a mostrar como se coze pão no forno do moinho do Lograssol. Podem usufruir das tasquinhas e do certame de sopas, da mostra de produtos apícolas e da feira de artesanato, ou de uma sessão de relaxamento na natureza. Será possível também visitar a exposição fotográfica e audiovisual “Percurso de Água” e participar no passeio em bicicleta ou na caminhada pelos percursos da água, que parte da Fonte de São João no Luso e vai até ao Lograssol.

Também o Centro de Interpretação Ambiental se associa à data com diversas atividades dirigidas às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, dia 8 de abril.

PUBLICIDADE

publicidade

Serão quatro dias dedicados unicamente aos moinhos de água, com atividades gratuitas para todas as idades e que não necessitam de qualquer inscrição prévia. O município convida a população a estar presente e a usufruir deste património – e dos espaços verdes adjacentes – únicos no concelho.

A iniciativa é realizada pela Câmara Municipal da Mealhada e pela Fundação Mata do Buçaco, com o apoio da Junta de Freguesia da Vacariça, da Junta de Freguesia do Luso, da Rede Portuguesa de Moinhos, do Grupo Cénico de Santa Cristina, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Associação Recreativa e Cultural Os Amigos do Pego e da Associação de Apicultores do Litoral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE