Conecte-se connosco

Região

Mealhada: “Bosque Madiba” que vai contar história de Nelson Mandela recebeu mais uma árvore

Publicado

em

O Ubuntu Fest e as comemorações do Dia de Nelson Mandela, que decorreram, no domingo, na Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, culminaram na plantação da árvore número 64, no Bosque Madiba, um local que contará a vida de Nelson Mandela em 100 árvores. 

A Academia de Líderes Ubuntu ficará com a árvore nº 64 do Bosque Madiba, um espaço que está a ser construído na Mata Nacional do Bussaco. Esta academia é um projeto dinamizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) que se inspira no legado do líder histórico para defender o desenvolvimento humano assente em cinco pilares: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço.

A plantação realizou-se, no passado domingo, no âmbito das comemorações do Dia de Nelson Mandela, que contaram com o encontro da Academia de Líderes Ubuntu (cujo significado é “tornar-se pessoa”), e incluíram o lançamento do livro “É o nosso momento – o paradigma do cuidado como desafio educativo”, de Luis Aranguren Gonzalo, uma obra que fala precisamente do paradigma do cuidado como desafio educativo.

Recorde-se que o projeto do Bosque Madiba, que une a Câmara Municipal da Mealhada, a Fundação Mata do Bussaco (FMB) e a Associação Patrulheiros, foi apresentado em 2019, na presença do neto de Nelson Mandela, Ndaba Mandela, no Bussaco. Pretende contar a vida do líder histórico sul-africano através de 100 árvores, cada uma delas ligada a uma passagem da vida de Mandela, também apelidado de “Madiba”, estando projetada ainda com uma área dedicada às crianças. Inicialmente previsto para o Parque dos Leões, o bosque foi relocalizado para uma zona mais próxima no núcleo central da Mata, nas imediações da sede da FMB. A expetativa deixada pela Associação Patrulheiros, encarregue da dinamização e plantação, é a de que o bosque estará concluído dentro de um ano, refere a autarquia.

Esta iniciativa é acolhida no Município de Mealhada, na sequência da assinatura, a 3 de março de 2021, do Protocolo de Colaboração entre o Município de Mealhada, o IPAV e o Agrupamento de Escolas de Mealhada para a criação da Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Mealhada, por três anos letivos, destinada a jovens entre os 14 e os 18 anos, com base na filosofia e método Ubuntu e a partir do modelo de liderança servidora inspirado em personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King e Malala Yousafzai.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com